Segunda-feira, Abril 24, 2017
pt-ptende
Inicio | Caminhadas Eco

Caminhadas Eco

Natureza e Aventura

caminhadas de successo

Caminhar significa um regresso às nossas raízes, a uma forma de vida mais pura, e à nossa velocidade inata. E mantém-nos em boa forma. Visite Monchique, e conjugue uma caminhada e um almoço tradicional.

Existem vários trilhos de caminhada que conduzem ao topo dos 776 metros de altitude da Picota, a segunda média montanha mais alta do Algarve. Alguns dos percursos estão sinalizados e geralmente levam-nos por pequenos e estreitos caminhos alcatroados, desde as Caldas de Monchique, passando pela Quinta das Hortênsias e pelo Esgravatadouro, subindo lentamente até ao cume pela encosta sul. Nas quartas-feiras de manhã, a ECO123 mostra-lhe o mais belo dos percursos de terra batida: o antigo caminho dos agricultores e seus burros. Esta caminhada pode durar entre duas e três horas, conforme a sua condição física.

O ponto de encontro é o Hotel Central das Caldas, pelas 9h00. As garrafas de água são abastecidas na Fonte dos Amores. Depois sobe-se à montanha através da floresta de pinheiros, eucaliptos e sobreiros. Irá testemunhar uma vegetação rica e especialmente bela, e que pode ser desfrutada fora do calor do Verão, estimulando todos os sentidos. Com o Outono poderá testemunhar a apanha da azeitona e do medronho. Na Primavera, e com a natureza florida, pode sentir o perfume de rosmaninho, lavanda e cistos, entre outros.

Sobe-se à Picota acompanhando, ao longo de sete quilómetros, as ribeiras da montanha, conquistando mais 512 metros de altitude. Com bom tempo, o topo oferece uma vista panorâmica magnífica. Ao sul, o Atlântico e a linha costeira. O Cabo de São Vicente a sudoeste e Faro a leste. A norte e oeste, a Serra de Monchique. E ainda vislumbra-se, lá em baixo, a aldeia branca onde a caminhada se dá por concluída: Monchique.

A descida dura aproximadamente uma hora. Na Primavera passa-se por centenárias florestas de sobreiro, nas quais florescem as camélias. Aqui e ali escorre água das nascentes de montanha. Chegando a Monchique, visite os artesãos e a loja de medronho e mel dos agricultores locais. Vários bons restaurantes locais oferecem pratos tradicionais.

Mais tarde, o autocarro urbano da Frota Azul traz o grupo de volta às Caldas de Monchique, o ponto de partida da caminhada.

Veja aqui a mapa de Monchique

Ponto de encontro: quartas-feiras em frente do sobreiro do Hotel Central, Caldas de Monchique
Horário: 9h00 – 15h00
Caminhada de um dia incluindo lanche, total de seis horas
É obrigatório trazer botas de caminhada, chapéu, garrafa de água e vestuário apropriado ao estado do tempo.
Reserva por telefone (até terça-feira às 19h00): (+351) 918 818 108
Preço: sob consulta

Proxima Via Algarviana

Abril 2016 Informações em www.via-algarviana.com

Alcoutim » Balurcos de Baixo » Furnazinhas » Vaqueiros/Ferrarias » Cachopo/Feiteira » Cortelha/Salir » Alte » Silves » Caldas de Monchique » Picota/Marmelete » Barão São João » Vila do Bispo » Cabo São Vicente

Quinta-feira, 20 de Novembro, às 10h00: Reflorestação em Cachopo.