Quarta-feira, Maio 24, 2017
pt-ptende
Inicio | Economia | Investimento ResponsAbilidade SA

Investimento ResponsAbilidade SA

No Mundo de Microcréditos

PT Esta Sociedade Anónima tem as suas sedes em Zurique e Genebra, e Filiais em França, Índia, Quénia, Peru, Noruega, Hong Kong, Luxemburgo e Tailândia. Ela é especializada em microcrédito nas seguintes cinco áreas: Finanças, Agricultura, Energias renováveis, Cuidados de saúde e Formação. Na agricultura, por exemplo, apoia cooperativas e uma agricultura que opera de forma sustentável; nas finanças, os bancos de microfinanças; no domínio da energia, financia sistemas domésticos solares para pessoas com baixos rendimentos; nos cuidados de saúde e na formação, apoia a ligação em rede e o progresso no sector das TI. A Sociedade empenha-se a longo prazo e mundialmente, como, por exemplo, na América central e América do sul (28,1%), no Médio oriente e no Norte de África (4,7%), na África subsariana (10%), na Ásia central (26,2%), no espaço Ásia-Pacífico (22%) e na Europa de leste (7,4%). Números detalhados para os investimentos de equidade e de dívida referentes a 2014 estão agora disponíveis: 2,440 mil milhões de dólares de activos sob gestão. É um aumento de 527 milhões de dólares em comparação com 2013 e de 516 milhões de dólares em comparação com 2012. A ResponsAbilidade SA existe desde 2003. Na altura, começou com quatro milhões de dólares e investiu o dinheiro em agricultura sustentável e em microcrédito. Actualmente, tem 184 colaboradores de 37 diferentes nacionalidades, que trabalham em nove dependências. A empresa faz parte das poucas sociedades financeiras que trabalham na área do investimento sustentável. Em 2014, financiou 531 pequenas e médias empresas em 93 países.

Onde investem: 531 empresas em 93 países (no final de 2014) | © responsAbility Investments AG | "Perspectives 2015/16"
Onde investem: 531 empresas em 93 países (no final de 2014) | © responsAbility Investments AG | “Perspectives 2015/16”

Criação de valor de longo-prazo

A empresa disponibiliza capital estrangeiro, e próprio, às empresas não-cotadas em Bolsa nos novos países industrializados e países em desenvolvimento. A ResponsAbilidade SA é representada por Klaus Tischhauser (CEO e Co-fundador), Kaspar Müller (Presidente do Conselho de Administração), por Ursula Lang, Rochus Mommartz, Karin Schoch, Christian Speckhardt, Adrian Töngi, Stephen Brenninkmeijer na Direcção de Administração (Board of Directors). O presidente da ResponsAbilidade sublinha particularmente, no seu relatório anual, que considera uma tarefa prioritária, financiar o acesso das pessoas a energias mais limpas e aumentar a eficiência energética das empresas nas quais participam. Desse modo, conseguiram poupar-se, na data limite de 31.12.2014, cerca de 712.000 MWh/p.a. em comparação com igual período de tempo do ano anterior, correspondente a 266.000 t de CO2/p.a.

No domínio da Agricultura, foram disponibilizados em 2014, nos 38 países, num total de 95 empresas, 183,7 milhões de dólares em setores como café, cereais e sementes, fruta e legumes, cacau, nozes, ervas, especiarias e óleos. Com uma atenção especial para a tara, a chia e as romãs. No total, 28% dos financiamentos de Bioprodutos agrícolas e 24% referem-se à Produção de comércio justo. Abrangendo um total de 107.960 pequenos agricultores.

© responsAbility Investments AG | "Perspectives 2015/16", Jerry Riley + Jürg Waldmeier
© responsAbility Investments AG | “Perspectives 2015/16”, Jerry Riley + Jürg Waldmeier

No domínio do setor financeiro, financiaram-se em todo o mundo, em 2014, institutos financeiros com um total de 32,4 milhões de mutuários de microcrédito. A carteira de créditos situava-se nos 53 mil milhões, a carteira das contas de poupança de clientes geridas pelos institutos de microfinanças situava-se nos 40,8 mil milhões de dólares. Em média, os mutuários de pequeno-crédito pediram emprestado uns aos outros 1.662 US dólares durante: Um período de 21,8 meses. 49% dos mutuários viviam em áreas do campo e 77% dos pequenos-créditos foram para mulheres.

No domínio do setor energético sustentável foram investidos em 2014 um total de 231,8 milhões de dólares.

Produtos de Investimento

Um setor financeiro mais transparente, um ator sustentável, é um factor decisivo para o desenvolvimento e resiliência de qualquer economia nacional. O microfinanciamento é um motor de crescimento tanto no Quénia, como no Nepal, na Índia, no Bangladeche, no Peru, no Equador e na Mongólia. Nesses países, existem em todo o lado bancos alternativos tal como acontece, de resto, também na Suíça (www.abs.ch). A filosofia de investimento da ResponsAbilidade baseia-se em observações simples. Nos países em desenvolvimento e nos novos países industrializados, são apoiadas as necessidades fundamentais insatisfeitas de pessoas com baixos rendimentos, assim como de pequenas e médias empresas cobertas por empresas com modelos de negócio inovadores. A ResponsAbilidade investe nesse domínio de modo orientado, de modo a que essas empresas melhor e mais rapidamente possam esgotar o seu potencial de mercado. Com capital estrangeiro ou próprio, investe-se em empresas, cujos modelos de negócio superam, de modo inovador, obstáculos como a falta de capital, as deficiências na acessibilidade e equidade na procura e disponibilização de produtos e serviços. Desse modo, tem como pano de fundo um comportamento consciente da responsabilidade para com os clientes, os próprios colaboradores e o ambiente, como base para o seu sucesso de longo prazo.

Klaus Tischhauser (Co-Founder & CEO), Kaspar Müller (Chairman of the Board of Directors) | ©Jürg Waldmeier
Klaus Tischhauser (Co-Founder & CEO), Kaspar Müller (Chairman of the Board of Directors) | ©Jürg Waldmeier

A ResponsAbilidade SA reúne mais de nove Fundos diferentes, dos quais, em 2014, mais de 2,4 mil milhões de dólares estavam disponíveis para investimento mundial. Além disso, através de parceiros, cooperações e associações em todo o mundo, ela oferece a possibilidade de um investimento privado ou institucional, também para gestores de fortunas e de bancos, tanto em remuneração de juros fixa, como em ações, em todas as referidas cinco áreas, que vão da agricultura à formação. A remuneração líquida no fundo de microfinanças situa-se em média entre os três e os cinco por cento, tanto em Francos suíços, como em Euros e US-Doláres; ver ISIN LU0302153209 e A0MSUJ (WKN) ações ao portador, investimento mínimo: Classe-A 1.000 Euros e Classe-I um milhão de Euros, pagamento anual, resgate de acções trimestral, prazo de pré-aviso de 45 dias de calendário, autorização de distribuição Luxemburgo.

Autor: Uwe Heitkamp
Fotografias: © responsAbility Investments AG | “Perspectives 2015/16”, Jerry Riley + Jürg Waldmeier

Mais informações detalhadas em inglês, alemão e francês para Investidores/as sustentáveis, em:
www.responsability.com
No seu website a ResponsAbilidade SA apresenta diversos dos seus projetos financiados na Ásia.

Check Also

Pesca e turismo

Resiliência. Sustentabilidade. Viver bem.

Quem se mantém “agarrado”, normalmente está mal. Na realidade, precisa de terapia para se livrar …

Deixar uma resposta