Quarta-feira, Maio 24, 2017
pt-ptende
Inicio | Media | As aves marinhas | Ecologia versus Economia

As aves marinhas | Ecologia versus Economia

Quem se interessar por aves marinhas atlânticas em Portugal e pela sua vida marítima, está no sítio certo em www.spea.pt/pt/publicacoes/edicoes-virtuais. Nesta biblioteca da liga de defesa dos pássaros portuguesa, a SPEA, o amigo dos pássaros encontra, por exemplo, a notável obra de referência “IBAs Marinhas”, com 260 páginas. Se clicarmos aí, somos dirigidos para outro lado e encontramos em http://lifeibasmarinhas.spea.pt/pt/y-book/ibasmarinhas/ este livro grátis ISSUU, que já é um pouco antigo, mas não perdeu nada da sua atualidade.

Todos os anos, pelo outono, encontram-se em Sagres amigos dos pássaros de todo o mundo, e observam as migrações no mundo das aves. O cabo sudoeste da Europa parece ser um lugar mágico e o seu ponto de encontro. Quem quiser saber mais sobre o mundo dos aviadores marítimos, pode informar-se aqui intensivamente. Os cinco mais importantes autores deste projecto são Iván Ramirez, Pedro Geraldes, Ana Meirinha, Patrícia Amorim e Vitor Paiva. Graças ao apoio de diversas instituições, conseguiram produzir uma obra que, tanto geográfica como tematicamente, descreve e ilustra 57 populações de pássaros e as suas características, incluindo o seu comportamento de nidificação.

As atividades humanas no mar e em terra, como é referido em resumo nas páginas 213 e seguintes, como por exemplo, a navegação marítima internacional, a indústria da pesca, as atividades militares, a procura de petróleo bruto, gás e outros minerais,  a construção de instalações portuárias e o turismo, constituem um perigo agudo para a vida da nossa fauna marinha. Com a perda progressiva de lugares virgens, com a contaminação e a poluição marinha e a introdução de poluentes ambientais, arriscamo-nos à extinção de populações inteiras de pássaros.

Nota final: Aqueles que, atualmente, permitem a pesquisa de petróleo e gás nas águas costeiras portuguesas, deviam ter este livro como leitura obrigatória.

Check Also

Planet Ocean, Yann Arthus-Bertrand

Planeta Oceano

A obra do fotógrafo, repórter, cineasta e ecologista Yann Arthus-Bertrand (nascido em Paris em 1946) …

Deixar uma resposta