Sábado, Março 25, 2017
pt-ptende

Mediateca

Dez simples passos para um mundo melhor

Faça as suas compras nos seus próprios sacos de pano e recuse sacos plásticos no supermercado: também na frutaria e nas caixas. Compre apenas produtos locais e regionais, por exemplo, bananas da Madeira e não da Costa Rica; batatas, legumes e frutas da sua localidade (máximo de um raio de 50 km) e sazonais: ou seja morangos na Primavera, mangas …

Leia mais »

What does ECO mean to Rodrigo Leão?

To explain the simplicity of the grandeur of the word “Eco” to a child, I would talk about nature, everything that surrounds us, the environment. And I think that children nowadays are much more aware of things to do with pollution than my generation was perhaps, when some things were talked about much more and others much less. If we …

Leia mais »
Arrábida da Serra ao Mar

Documentário “Arrábida – Da Serra ao Mar”

Dentro da produção documental em Portugal, os assuntos ligados à natureza são dos menos abordados. Esse é um dos principais motivos pelo qual se deveria louvar a obra “Arrábida – Da Serra ao Mar”, um documentário capaz de disputar a qualidade da BBC ou da National Geographic e que retrata as espécies endémicas das serras da Arrábida e do Pisco, …

Leia mais »
herdeiros de revolução

Herdeiros da Revolução

A pé até ao fim do mundo Sinopse: O filme conta a história de uma caminhada de 328 km, que atravessa Portugal de Alcoutim até o Cabo de São Vicente. O fio condutor: durante os 15 dias quatro caminhantes encontram no velho caminho de São Vicente várias pessoas que cruzam o trilho: um destilador de medronho, agricultores e vinicultores, um …

Leia mais »
sharkwater

Os tubarões são essenciais à Humanidade

Quando se pensa em animais em vias de extinção, vem-nos à mente espécies como o lince ibérico ou o atum, mas dificilmente os tubarões. Aliás, para várias gerações, basta pensar em tubarões para instintivamente os associarmos o filme de Steven Spielberg – e daí aos ataques a humanos é um pequeno passo. Mas a realidade é bem diferente. “Sharkwater”, um …

Leia mais »
Estação do Tua

“Pare, Escute e Olhe”

O realizador Jorge Pelicano apresenta aos expectadores uma tese. Partindo de um estudo de caso (a destruição da centenária linha ferroviária do Tua devido à construção de uma barragem), aborda a questão premente do abandono e desertificação das regiões interiores de Portugal. Inicia o filme lançando este dado terrível: “34% da população abandonou Trás-os-Montes nas últimas três décadas”. E complementa …

Leia mais »

2052

Fala sobre o fim do crescimento económico ilimitado. E prevê como será a vida na Terra nos próximos 40 anos. O livro é um desafio para todos os jovens inteligentes. Pois nele um “velho” inteligente do nosso tempo pensa a longo prazo sobre como o crescimento linear se poderia transformar em circular, e o quantitativo em qualitativo. O livro com …

Leia mais »