Home | Notícias | A Noz Subterrânea
Cultivo de Amendoim biológico

A Noz Subterrânea

António Rosa
António Rosa

Aráquide, caranga, carango, jiguba, jinguba, mandubi, mandobi, manobi, amendubi, amendo, mepinda, mancarra, manobi, mindubim e amendoim… São muitos os nomes para esta noz originária da América do Sul, e que é cultivada por António Rosa (45) na pequena localidade de Maria Vinagre, em Aljezur, em plena Reserva Natural da Costa Vicentina. Os seus 4 hectares de terreno agrícola estão certificados. Aí, em terreno arenoso, são cultivados amendoins únicos em Portugal e na Europa. O seu produto agrícola que dá pelo nome Alcagoita coverte-se em uma delicada manteiga de amendoim. Todo o processo, desde o cultivo, passando pelo processamento e a venda do produto de modo de produção biológico, é tradicional e sustentável.

Enquanto a grande maioria dos agricultores portugueses pedem subsídios para grandes projectos e monoculturas, António Rosa salienta à ECO123 que encontrou ao mesmo tempo um nicho de mercado entre a batata doce, o vinho, o feijão carita e o amendoim. Em Portugal ele está sozinho no mercado. Os pouco mais de 2000 quilogramas de amendoins colhidos, secos e torrados, no Natal ele transforma-os numa fina pasta para barrar com base numa moagem fina, que os clientes podem adquirir nas lojas de produtos biológicos como a Mercearia Bio (Portimão) ou Brio e BioCoop (Lisboa, Porto).

A planta do amendoim, segundo nos conta, é um parente próximo da árvore-orquídea, uma leguminosa tropical, cujas flores amarelas ainda no Verão estão à superfície, e que mais tarde no Outono, os frutos se desenvolvem a dez centímetros abaixo do solo. “Eu sempre quis ser agricultor”, salienta António Rosa, “Temos sempre trabalho e somos felizes assim, ganha-se a vida e temos uma vida tranquila e sem stress”.

António Rosa:
Maria Vinagre
TM 915.750.437
alcagoita.bio@gmail.com

About the author

Uwe Heitkamp, 53 anos, jornalista e realizador, vive 25 anos em Monchique, Portugal. Adore caminhadas na montanha e natação nas ribeiras e barragens. Escreve e conte histórias sobre os humanos em relação com a ecologia e a economia. Pense que ambas devem ser entendido em conjunto. O seu actual filme “Herdeiros da Revolução” conta durante 60 minutos a história de uma longa caminhada, que atravessa Portugal. Dez protagonistas desenham um relatório da sua vida na serra e no interior do país. O filme mostra profundas impressões entre a beleza da natureza e a vida humana. Qual será o caminho para o futuro de Portugal? (Assine já o ECO123 e receberá o filme na Mediateca)

 

Check Also

Depois das eleições é sempre antes das eleições

Sábado, dia 16 de março de 2024. O soberano pronunciou-se. É assim numa Democracia. O …

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.