Home | Notícias | Agora é fácil matar saudades
vida-portuguesa

Agora é fácil matar saudades

loja-vida-portuguesaPortugal é um país de costumes, muitas vezes saudáveis e belos, mas que parece cada vez mais afastado de si próprio. Abandonando algumas tradições ao reino da memória, é progressivamente ocupado por novos hábitos assentes somente no consumo. Mas eis que uma loja povoada por produtos tradicionais portugueses ainda resiste a esta mudança: A Vida Portuguesa.

Fruto da investigação sobre produtos antigos portugueses da jornalista Catarina Portas, em 2004 surgiu a marca Uma Casa Portuguesa, que apenas comercializava cabazes. Abriu a sua primeira loja em 2007, com o nome A Vida Portuguesa. Tendo actualmente vários pontos de venda pelo país (bem como vendas online), as duas lojas da marca estão situadas em zonas históricas: uma no Porto, situada nos Clérigos, e a outra em Lisboa, no Chiado.

No seu manifesto, a marca afirma orgulhosamente que nasceu da vontade de inventariar produtos portugueses sobreviventes ao tempo, como a pasta medicinal Couto, os lápis Viarco, o café A Brasileira ou os sabonetes Confiança. E qual é a palavra mais portuguesa de todas, ausente de todas as outras línguas, senão a saudade? A Vida Portuguesa proporciona assim um autêntico regresso ao passado com os piões, o salazar, os clássicos ténis Sanjo ou as loiças Bordalo Pinheiro. Tudo o que já fez parte do quotidiano nacional, e por isso também do imaginário português, pode lá ser encontrado. Desde os consumíveis, passando por livros e brinquedos até às loiças. Porque progresso não implica abandonar o passado.

“A Vida Portuguesa afirma orgulhosamente que nasceu da vontade de inventariar produtos portugueses sobreviventes ao tempo e colmatar a saudade que é típica dos portugueses”

 

Dados e contactos das lojas e da empresa:
Escritório Rua do Século 138 – 1200-347 Lisboa – Tel.: (+351) 213 473 060
Loja Chiado Rua Anchieta 11 – 1200-023 Lisboa – Tel.: (+351) 213 465 073
Loja Clérigos Rua Galeria de Paris 20 – 1º – 4050-162 Porto – Tel.: (+351) 222 022 105
http://avidaportuguesa.com/

About the author

Hugo Filipe Lopes:Has a degree in sociology and a post-graduate qualification in clinical nutrition from the Egas Moniz Faculty. Collaborates with a number of online publications, a trainer and nutritional therapist. Honourable mentions in the Casa da Imprensa and Lisboa à Letra competitions..

Check Also

Depois das eleições é sempre antes das eleições

Sábado, dia 16 de março de 2024. O soberano pronunciou-se. É assim numa Democracia. O …

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.