Home | Notícias | Algarve Tropical
mangas Austin

Algarve Tropical

José Lourenço
José Lourenço

Não temos em Portugal tudo o que precisamos para uma boa vida? Bom solo, água suficiente, muito sol e, com ideias criativas, também trabalho com significado? Estamos novamente na época das colheitas. Numa estufa com 1 hectar na Fuseta, Olhão, os frutos enormes estão agarrados às árvorezinhas delicadas. José Lourenço (49) cultiva anualmente cerca de 20 toneladas das suas mangas Austin, Kate, Irwin. Ele abastece os Supemercados Apolónia, em Almancil e Galé, e também as geladarias da marca italiana Nosolo, na Vila Vita assim como nos mercados locais. Para além de mangas, o fruticultor nascido em Mocambique também cultiva duas variedades de abacates, e para consumo doméstco também ananás, lichias e bananas.

José Lourenço deu um passeio com a ECO123 pela sua plantação de quase 2.000 mangueiras, que gere em modo de produção integrado, ou seja, usando o mínimo de químicos possível. Ele fala-nos sobre a sensibilidade natural das suas meninas, que não suportam demasiado frio nem demasiado calor. Machamba da Ria é o nome da sua jovem exploração agrícola de apenas oito anos, que gere juntamente com um sócio. Está quente e húmido e o suor escorre-nos da testa. Lourenço colhe mangas todos os dias, de Agosto até Outubro, e a partir de Fevereiro e até ao verão apanha abacates, e no entretanto há sempre muito trabalho a fazer: podar árvores, tratar e apoiar, mas também analisar qual a nutrição que cada árvore necessita para uma vida saudável. Apesar da crise, Machamba da Ria encontrou um nicho e um lugar fixo no mercado do sul do país e da vizinha Andaluzia.

Mais informações:
www.machambadaria.com

About the author

Uwe Heitkamp, 53 anos, jornalista e realizador, vive 25 anos em Monchique, Portugal. Adore caminhadas na montanha e natação nas ribeiras e barragens. Escreve e conte histórias sobre os humanos em relação com a ecologia e a economia. Pense que ambas devem ser entendido em conjunto. O seu actual filme “Herdeiros da Revolução” conta durante 60 minutos a história de uma longa caminhada, que atravessa Portugal. Dez protagonistas desenham um relatório da sua vida na serra e no interior do país. O filme mostra profundas impressões entre a beleza da natureza e a vida humana. Qual será o caminho para o futuro de Portugal? (Assine já o ECO123 e receberá o filme na Mediateca)

 

Check Also

Depois das eleições é sempre antes das eleições

Sábado, dia 16 de março de 2024. O soberano pronunciou-se. É assim numa Democracia. O …

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.