Home | Notícias | Barco Eletrossolar | Alia ecologia à inovação

Barco Eletrossolar | Alia ecologia à inovação

O Sunsailer 7.0 é o primeiro barco eletrossolar construído pela empresa SunConcept, em Olhão. O sistema deste barco, de sete metros de comprimento, com capacidade para sete pessoas e condução para quem tenha carta de marinheiro, permite uma utilização sem ruído, sem poluição da água e sem custos de combustível. “Essencialmente é uma preocupação com o meio ambiente”, conta Jorge Severino, sócio responsável pela parte técnica. O proprietário pode ainda instalar uma vela ou um sistema de tenda iglu.

Com dois motores elétricos fora de borda de seis cavalos, o barco atinge a velocidade máxima de sete nós (12 km/h) e a velocidade cruzeiro de cinco nós (oito km/h). Os seis painéis solares carregam energia para as quatro baterias de 500 amperes/12 volts que permitem navegar até nove horas sem sol.

barco-eletrossolar-Sofia-Cavaco-SilvaA estrutura é construída em resina de poliéster, matéria à base de petróleo, para a qual ainda não existe reciclagem disponível. Estas embarcações têm uma durabilidade estimada até 40 anos. O modelo base está à venda por 39.900 euros, podendo adicionar-se o kit “cama & iglu” que custa cerca de quatro mil euros ou o kit “vela & mastro” por cinco mil euros.

Entre as soluções inovadoras que o SunConcept está a desenvolver está um modelo específico para o setor da pesca. “Vamos imaginar que na zona lagunar da Ria Formosa se consegue reduzir ou eliminar por completo a utilização de motores de combustível para profissionais. O condutor pode deslocar-se durante o ano inteiro, a custo zero”, conclui Jorge Severino.

modelos7.0-01Autoria: Sofia Cavaco Silva

Sunconcept
Tel.:
[+351] 289 093 190
www.sunconcept.pt
info@sunconcept.pt

Check Also

Depois das eleições é sempre antes das eleições

Sábado, dia 16 de março de 2024. O soberano pronunciou-se. É assim numa Democracia. O …

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.