Home | Notícias | Os grandes também querem ser verdes
eCOBUS

Os grandes também querem ser verdes

A cerimónia de apresentação do eCobus, organizada pela Salvador Caetano e a Siemens Portugal, decorreu no passado dia 8 de Outubro, na Inter Airport Europe (Feira internacional do sector de aeroportos), em Munique.

Apresentando-se como o primeiro autocarro de aeroporto 100% eléctrico, o eCobus resulta dos veículos Cobus a diesel produzidos pela Caetano Bus (fábrica do Grupo Salvador Caetano sediada em Gaia) aos quais são aplicados sistemas de conversão para motor eléctrico desenvolvidos pela Siemens Portugal. O projecto contou ainda com a colaboração do Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial na optimização de cada modelo.

Com um investimento de 1 milhão de euros, apoiados em 40% pelo Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN), e com 20 meses de duração, este projecto tem como objectivo a conversão das cerca de 3 mil unidades em circulação nos aeroportos de todo o mundo. Os seus criadores argumentam que esta é “uma solução inovadora de reciclagem e reutilização de autocarros” e prolonga “o ciclo de vida destas viaturas por mais dez anos”.

Porém, o grande trunfo deste eCobus é a redução em cerca de 75% dos gastos em relação aos sistemas a diesel ou a gás, e uma redução significativa das emissões de CO2.

Os construtores destacam ainda as suas “baterias de última geração” e o sistema de armazenamento de energia “fiável e seguro”, que constituem a solução para “reduzir os custos de manutenção e alcançar as zero emissões directas sem gerar ruído”.

O eCobus é uma iniciativa de duas grandes empresas nacionais na busca de um mundo melhor, com menos consumo e com menos emissões poluentes.

About the author

João Gonçalves (31) Natural da Serpa. Licenciatura em Marketing, Comunicação Empresarial, Produção Audiovisual na Universidade do Algarve, em Faro. Trabalha actualmente como realizador, operador de câmara e editor. Vive em Faro.

Check Also

Depois das eleições é sempre antes das eleições

Sábado, dia 16 de março de 2024. O soberano pronunciou-se. É assim numa Democracia. O …

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.