Home | Notícias | Dinheiro é tempo
Andresa Salgueiro

Dinheiro é tempo

Vivemos na era do empreendedorismo. Conceito este que, significa criar oportunidades de negócio (1). Neste sentido, se alguém merece o título de empreendedora, é Andresa Salgueiro. Ela já teve aquilo que a maioria procura actualmente: um emprego estável e bem pago, casa e automóvel, mas decidiu trocar tudo – sendo troca a palavra-chave.

Andresa foi, até recentemente, gestora de formação em hotéis de 5 estrelas. Mas no dia em que o casamento terminou, em parte por discussões relacionadas com atitudes sustentáveis, abdicou de tudo e decidiu viver com 1111€ durante 1 ano, 11 dias, 11 horas e 1 minuto. Sem trabalhar em troca de remuneração, Andresa passou parte do tempo em 11 comunidades sustentáveis de Portugal, desde a Aldeia das Amoreiras (Alentejo) até à Ilha do Paraíso (Marvão). Foi apenas uma experiência, mas são (ou não) as experiências que mudam as pessoas?

Andresa voltou para a sua casa, dividida agora com outra pessoa que paga todas as despesas, e troca horas de trabalho por bens. Na CP troca algumas horas de trabalho pelo passe, num supermercado biológico mais algumas horas por produtos alimentares. Um verdadeiro caso de “tempo é dinheiro”. Mas, como ela própria diz, não é fundamentalista, e há casos em que utiliza dinheiro, embora prefira as trocas. O objectivo principal é o contacto humano e o espírito de partilha que as trocas fomentam, sendo a diminuição do consumo um efeito secundário. Paralelamente, já organizou várias iniciativas, desde workshops, lojas e até um livro sobre o assunto. Segundo Andresa, a verdadeira crise que vivemos é de valores, por isso ela procura conjugar o melhor do passado e do presente uma troca de cada vez.

 

About the author

Hugo Filipe Lopes:Licenciatura em Sociologia, Pós-Graduação em Nutrição Clínica pela Faculdade Egas Moniz. Colaborador de várias publicações online, formador e terapeuta alimentar. Menções honrosas nos concursos da Casa da Imprensa e Lisboa à Letra.

Check Also

Depois das eleições é sempre antes das eleições

Sábado, dia 16 de março de 2024. O soberano pronunciou-se. É assim numa Democracia. O …

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.