Sábado, Maio 27, 2017
pt-ptende
Inicio | Portugal | Produção | Ouro de Figueira
Sabores da Geninha

Ouro de Figueira

A “Sabores da Geninha” dedica-se ao fabrico e transformação de produtos típicos da região de Figueira de Castelo Rodrigo. A empresa tem quatro anos, mas Maria Eugénia Torres há muito confeccionava amêndoas doces, bolos e compotas. Em Dezembro de 2012, as amêndoas doces ganharam a Medalha de Ouro do “Concurso Nacional de Doces de Fruta Tradicionais Portugueses”.

Diz-se que a amendoeira foi a única árvore que enganou o Diabo. Andando o mafarrico com fome pela região, viu uma árvore dar flor em Março e, pensando que seria a primeira a dar frutos, deitou-se a dormir e esperou.

O segredo do sucesso, diz Maria Eugénia Torres, “está no uso de amêndoas de boa qualidade” e na confecção “sem qualquer tipo de conservantes ou corantes. Tudo ao natural, em pequenas quantidades e com os pontos certos”. Os produtos usados são todos da região, comprados directamente ao produtor. É a única trabalhadora a tempo inteiro na empresa, pedindo ajuda à família quando é necessário. Quanto ao prémio, recebeu a notícia com muito agrado e ”espera que o reconhecimento valorize os seus produtos, sobretudo agora que vem a época da Páscoa”. E recomenda uma visita a Figueira de Castelo Rodrigo quando as amendoeiras florescem e tornam a paisagem muito bonita. Estes produtos podem ser adquiridos por encomenda no site (1), em lojas da região ou em Lisboa no evento Figueira Marca-te.

Voltando ao Diabo. Chegado Setembro, e como a árvore das flores brancas insistia em não dar fruto, comeu figos e foi-se embora. Só quando viu o Diabo partir, a amendoeira deu fruto e envolveu-o numa casca dura não fosse ele mudar de ideias.

 

(1) http://www.saboresdageninha.net/index.html

Deixar uma resposta