Home | Portugal | Reportagem | Transição em Coimbra
coimbra em transição

Transição em Coimbra

Annelieke van der Swijs (48), Sara Carvalho (40) e Sandra Rocha (26) trabalham em conjunto com mais de 30 membros na associação do Grupo de Transição em Coimbra. Lidam tanto com carências sociais, como com os problemas ecológicos e económicos da cidade com 145.000 habitantes, onde vivem mais de 30.000 estudantes. Tudo começou no ano 2009, com uma horta biológica no Jardim Botânico de Coimbra e com o “Mercadinho do Botânico”, com especiarias e ervas aromáticas. Em 2013, fundou a associação, isso também porque na Câmara Municipal e nas outras entidades locais, só são levados a sério se a Transição tiver uma base jurídica.
“A rede alimentar local, está em primeiro lugar na agenda”, esclarece Sandra Rocha à ECO123. Com vários debates o Coimbra em Transição chegou à criação de uma “Oficina Culinária”, uma cantina criativa com muitas receitas vegetarianas. Convites para almoços e jantares comuns proporcionam a base para o comércio local exclusivo com alimentos locais. “Toda a gente precisa de comer. E se a comida for saborosa, todos querem participar”, afirma a coordenadora. Desta forma nós colocamos em prática o protocolo de Quioto em Coimbra.

E de repente crescem ali alfaces, cenouras e couves…

Tudo o que é novo também tem o seu tempo. Na Rua Direita o Transição tem agora um espaço público a céu aberto. Nesse local, onde deverá ser construído o metro, há um grande buraco escancarado. É exactamente aí que desde há muito recentemente o Transição desenvolve um novo projecto de agricultura urbana e todos os cidadãos são convidados a juntarem-se à Horta Jardim.

About the author

Uwe Heitkamp, 53 anos, jornalista e realizador, vive 25 anos em Monchique, Portugal. Adore caminhadas na montanha e natação nas ribeiras e barragens. Escreve e conte histórias sobre os humanos em relação com a ecologia e a economia. Pense que ambas devem ser entendido em conjunto. O seu actual filme “Herdeiros da Revolução” conta durante 60 minutos a história de uma longa caminhada, que atravessa Portugal. Dez protagonistas desenham um relatório da sua vida na serra e no interior do país. O filme mostra profundas impressões entre a beleza da natureza e a vida humana. Qual será o caminho para o futuro de Portugal? (Assine já o ECO123 e receberá o filme na Mediateca)

Check Also

The Navigator Company – uma subsidiária da SEMAPA SA

Sábado, dia 9 de março de 2024. O negócio com os recursos florestais a partir …

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.