Alfarrabo

Alfarroba

A alfarroba, fruto da alfarrobeira, faz parte da história e tradição de algumas regiões Portuguesas, sobretudo do Algarve. Actualmente, apesar do enorme potencial, tem utilização praticamente limitada às rações para animais.

Características da alfarroba
É reconhecida como bastante rica em anti-oxidantes, existindo um estudo (1) de 2011 que os encontrou na farinha de alfarroba. Possui também actividade anticancerígena, tendo demonstrado capacidades para atacar células de cancro cervical e assistir na reparação de danos por radicais livres.
Outra investigação (2), de 2010, comparou dois grupos de pessoas com colesterol elevado, tendo um tomado um placebo, e o outro cerca de 4 g de fibra de alfarroba, várias vezes por dia. Em quatro semanas, o grupo da alfarroba apresentou uma diminuição significativa nos níveis de colesterol total e LDL. A alfarroba parece também assistir (3) em problemas como absorção de líquidos ou a diarreia.

Alfarroba VS Chocolate
Comparações (4) grama-por-grama com o chocolate, demonstraram que a alfarroba tem um terço das calorias e cerca de metade do conteúdo da gordura deste, sendo por isso um óptimo substituto. Além disso, o chocolate contém estimulantes como a teobromina (parente próximo da cafeína), que pode em alguns casos ser altamente tóxica, pois uma quantidade de cafeína semelhante à do descafeínado tem sido associada ao aumento (5) das enxaquecas em algumas pessoas. A alfarroba não contém por natureza nenhuma destas substâncias.
Enquanto que a alfarroba é naturalmente doce, o cacau é naturalmente amargo, e a forma de compensar isso é adicionando ingredientes como xarope de milho, açúcar, frutose e aromatizantes. O chocolate é também um alimento de efeito ácido.
A alfarroba poderá contrabalançar excessos e erros das dietas modernas, pela substituição e pelos efeitos benéficos, e é produzida nacionalmente por pequenos produtores locais.

Check Also

A água como recurso
Quem terá água suficiente disponível em 2050 – e quem não terá

Sábado, dia 6 de abril de 2024. A água é não só a base da …

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.