Sábado, Junho 24, 2017
pt-ptende
Inicio | Portugal | Vida | Comer e Beber | Sabores do Outono
CREME DE ALHO FRANCÊS E ABÓBORA COM AMENDOA
CREME DE ALHO FRANCÊS E ABÓBORA COM AMENDOA

Sabores do Outono

Após um Verão escaldante, a frescura do Outono traz consigo o agradável conforto das temperaturas amenas. É tempo de guardar as roupas curtas, tirar da gaveta um ou dois casacos e recuperar algumas receitas de pratos mais quentes e reconfortantes. As sugestões vegetarianas do chef Tiago Lopes trazem consigo as cores e a intensidade outonais, numa combinação de sabores perfeita para um fim de tarde com amigos ou família. Utilize ingredientes frescos e, sempre que possível, adquiridos a produtores biológicos locais. O Outono convida a boas conversas – fale com o agricultor, peça-lhe sugestões para cozinhar os seus produtos e talvez aprenda alguma receita familiar antiga ou um segredo gastronómico. Bom apetite.

 

CREME DE ALHO FRANCÊS E ABÓBORA COM AMÊNDOA

chefe tiago lopes
Chefe Tiago Lopes

Receita para 4 pessoas

Ingredientes Biológicos:
800 gr abóbora Hokkaido
140 gr de cebola
200 gr de alho francês
6 gr de alho
60 gr manteiga
20 gr de amêndoas
q.b de Flôr de sal

Preparação

Lave e corte os legumes. Leve ao lume a manteiga, junte a cebola e o alho francês e deixe refogar um pouco. Adicione a abóbora, tempere com sal a gosto, e junte a água até cobrir. Deixe ferver durante 20 minutos, retire do lume e passe com a varinha mágica. No final junte a amêndoa picada.

EMPADA DE COGUMELOS SELVAGENS COM TOMILHO

Receita para 4 pessoas

Ingredientes Biológicos:

EMPADA DE COGUMELOS SELVAGENS COM TUMILHO
EMPADA DE COGUMELOS SELVAGENS COM TUMILHO

6 gr de alho com casca
170 gr de cebola
120 gr cogumelos Portobello
120 gr cogumelos Paris
200 ml de leite
500 gr de massa folhada
10 gr de tomilho
50 gr de farinha
q.b de azeite
q.b de Flôr de sal
q.b de pimenta preta

Preparação:

Pique a cebola, o alho e lamine os cogumelos. Num pouco de azeite, ponha a refogar lentamente a cebola, e adicione os cogumelos até estarem macios, junte as folhas de tomilho e tempere com sal e pimenta. Junte o leite deixando ferver um pouco e ligue com a farinha para engrossar até obter uma textura cremosa. Retire do lume e deixe arrefecer. Estique a massa folhada com a ajuda de um rolo de massa, forre as formas e recheie com o preparado. Leve a cozer em forno quente a 220ºC durante 12 minutos.

 

quinta-oteiros-altosAcompanhe com uma salada da época e um vinho tinto alentejano da Quinta dos Outeiros Altos – o primeiro doq alentejano com certificação biológica.

PUDIM DE CASTANHA

Receita para 4 pessoas

Ingredientes Biológicos:

PUDIM DE CASTANHAS
PUDIM DE CASTANHAS

1 kg de castanhas
7 dl de leite
1 casca de laranja
1 pau de canela
7 ovos
300g açúcar

Para o Caramelo:

100gr de água
100gr de açúcar

 Preparação:

Coza as castanhas em água abundante. Descasque-as, e reduza-as a puré, usando o passe vite. Leve o leite ao lume com a casca de laranja e o pau canela de canela, até ferver. À parte, bata os ovos com o açúcar até obter um creme homogéneo. Verta aos poucos o leite mexendo bem sobre o puré de castanhas e misture depois ao preparado dos ovos. Retire o pau de canela e a casca de laranja. Leve ao lume o açúcar e a água até obter um caramelo dourado. Verta numa forma para pudim e adicione o preparado. Leva-se a cozer em banho-maria cerca de 20 minutos em forno quente a 170ºC. Depois de frio desenforme e guarde no frigorífico. Sirva bem fresco.

 

About the author

Com uma experiência de mais de 15 anos na Hotelaria e Restauração, passando por Hotéis de 4 e 5 estrelas, o Chef Tiago Lopes é defensor de uma cozinha sustentável.

Check Also

Plantas comestíveis

Refeição completa de plantas comestíveis

As plantas comestíveis, como simples folhas e verduras dos campos, contêm os nutrientes necessários ao …

Deixar uma resposta