Domingo, Maio 28, 2017
pt-ptende
Inicio | Portugal | Vida | Viajar | Visite Monchique | Caminhada e Bem-estar

Caminhada e Bem-estar

Os diferentes percursos pedestres na serra de Monchique revelam uma diversidade de temas. A ECO123, em conjunto com a Associação de Caminhadas em Portugal (ACAMINPOR), reuniu cinco dos mais belos trilhos para uma semana de caminhadas temáticas. Chegada a Faro, no sul do país, ao sábado. Recolha na estação de comboios ou no aeroporto e transfer para as Caldas de Monchique, onde passa a sua semana eco e vive o charme de uma estância termal, que lhe proporciona uma revitalização após as caminhadas. Massagens, banho relaxante, sauna. No domingo ambiente-se. Chegue e apague. De segunda a sexta-feira damos-lhe a conhecer o universo da serra de Monchique numa caminhada.

Caminhada I (Segunda-feira, 12km, A flora do sul)

… subida até o segundo ponto mais alto do Algarve, a Picota a 776 metros de altitude acima do nível do mar. O percurso pedestre inicia-se pelas 09h00 desde as Caldas (252 metros acima do nível do mar), e leva-nos ao longo de sete quilómetros pelo caminho agrícola até à Picota. Em dias de céu limpo, avista-se daqui o Cabo de São Vicente. Depois cinco quilómetros de descida até Monchique (450 metros acima do nível do mar) através da monumental mancha florestal de castanheiros e sobreiros. Regresso ao hotel de autocarro. Termina pelas 16h00. O meio dia de percurso pedestre com almoço vegetariano é a motivação para uma semana animada em que caminhará pouco menos de 100 quilómetros.

Caminhada II (Terça-feira 20 km, Fontes)

Rumo à Fonte Santa, uma fonte cujas águas mornas brotam há centenas de anos em dois balneários. Se quiser, tome um banho e depois faça uma merenda. No regresso subimos até à Fornalha e caminhamos de volta até às Caldas. A caminhada termina pelas 16h00.

Caminhada III (Quarta-feira 25 km, Pedras)

Subida ao ponto mais alto do Algarve, a Fóia a 902 metros acima do nível do mar. Na descida paramos num lindo restaurante para um almoço tradicional. Visita às ruínas do convento destruído pelo terramoto de 1755. Passeio pela vila de Monchique: loja de mel e medronho, ateliers de artistas. Passeio pelas ruelas. Termina pelas 17h00.

Caminhada IV (Quinta-feira 18 km, Moinhos de água)

Caminhe pelos moinhos de água abundante. O pequeno grupo parte para Monchique de autocarro pelas 10h00 e percorre a rota dos moinhos. Paragem para uma merenda. Por ruelas estreitas, o trilho leva de volta à vila. Termina pelas 17h00.

Caminhada V (Sexta-feira 23 km, Cascata)

O ponto alto da semana é o percurso pedestre até à Cascata do Barbelote. Leva-nos através de inúmeros caminhos agrícolas e trilhos de caminhada, passando por terraços elevados e rebanhos de vacas, cabras e ovelhas, e em torno da Fóia. Vistas deslumbrantes para a Costa Vicentina. No último dia, terminamos a caminhada com um belo jantar em conjunto. Na manhã de sábado, após o pequeno-almoço, trazêmo-los de volta à estação de comboios ou ao aeroporto de Faro.

Estadia de sete noites no Hotel Central, Dom Carlos I, ou na Albergaria; o pequeno-almoço buffet, o almoço ou piquenique, bem como o jantar estão incluídos. O guia fala português, inglês e alemão. Também são aceites reservas para caminhadas individuais. Percursos pedestres a partir de duas reservas, máximo 12 caminhantes. No preço não está incluído o banho termal após a caminhada. Para marcarções e preços, envie um e-mail para: info@eco123.info.

 

mapa-monchique

Loja de Mel e Medronho

Deixar uma resposta