Sexta-feira, Julho 3, 2020
pt-ptende

Rápido

izzy’s market, vila do bispo

Quem estiver a caminho do Cabo de São Vicente deve aproveitar para visitar o IZZY’S MARKET de Vila do Bispo. Este restaurante está um pouco escondido, numa urbanização entre a câmara municipal e um supermercado daquela empresa de logotipo azul e amarelo. E também nem sempre é fácil encontrar um estacionamento em Senhora do Amparo. Trata-se de um pequeno café que também tem uma loja de produtos biológicos. Recomendamos especialmente os pratos do dia ao almoço. Estava cheio quando lá fomos. Izzy, a cozinheira, de quando em vez espreita pelo passa pratos para sentir o ambiente da sala…

O serviço é rápido. Pouco depois de pedidos, as sopas, a polenta de milho e o molho de cogumelos com ervilhas e ervas são servidos. Comemos com a colher e, para além de ficarmos bem satisfeitos, estes sabores que descobrimos em Vila do Bispo são entusiasmantes de tão especiais que são. São sabores que, para além da arte culinária, trazem consigo uma outra dimensão bem maior: não se trata só de encher o papo ou cozinhar um petisco.

Cada uma das receitas, e todos os que cozinham sabem-no, tem um legado, um lado criativo, e também questões ligadas à origem dos ingredientes. Para quem cozinha, estas são histórias fundamentais da arte da culinária. Variedades de milho antigas cultivadas em boa terra são um ingrediente histórico, um verdadeiro alimento, com uma sabedoria intrínseca que hoje em dia não se pode deixar de louvar e divulgar. Refiro-me ao milho, do qual há milhares de variedades, e que é cultivado por anciãos na costa oeste com recurso a pouca água e em terras áridas, e que como que por magia, aplicando o seu saber ancestral, fazem nascer centenas de maçarocas a partir de uma mão cheia de sementes. Isto sim é agricultura. Deixemos de parte o resto, o que vem dos laboratórios da Monsanto, já que o que é geneticamente modificado nem sequer se deveria usar para alimentar cães, gatos ou galinhas. Na compra de ração animal, costumo recomendar aos leitores a leitura da lista dos ingredientes. Se houver algo suspeito, não comprem. As indústrias estão a enganar-nos à grande e a toda a hora, misturando milho transgénico nas rações.

Voltemos ao IZZY. Aqui come-se comida vegetariana sem se dar por isso. Só sou vegetariano há um ano – já não como carne de animais mortos.

Os leitões são animais tão queridos como um gato ou um cão. Comerias um gato ou um cão? Os porcos poderiam ser nossos amigos, mas em vez disso, abatemo-los, e tenho que acrescentar que esta alimentação me tem feito muito bem à saúde. E é melhor ainda quando recebo umas papas (xerém, no Algarve), feitas de bom milho, com uma boa cor e um sabor ótimo, macia e naquela quantidade ideal, nem demais, nem de menos. Depois, a sobremesa.

 

Gelado caseiro de coco com um brownie e uma mousse de chocolate. Somos sempre dois a fazer o teste, chegamos sem nos identificar, e depois pedimos a conta e pagamos. E só no dia a seguir, no caso de relembrarmos aquela refeição com saudade, abrimos o computador e recomendamos o restaurante.

 

Izzy’s Market
Isaura Maria Arouca

Urb. Senhora do Amparo, Lt 13, Lj5 • 8650 Vila do Bispo | Telefone: 282 639 153 Aberto de segunda a sábado para pequenos-almoços e almoços. Almoço para duas pessoas com três sopas, dois sumos naturais, dois pratos principais e duas sobremesas, €21,30. Pontuação • Score • Bewertung: 12/15

 

Uwe Heitkamp

traduções: Fernando Medronho & Chris Young | fotografias: Theobald Tiger

Check Also

I can’t get no satisfaction

by Theobald Tiger Como está a viver sem o seu futebol aos domingos, sem a …

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.