Home | Informação Importante | De volta ao normal?

De volta ao normal?

De volta ao normal? O que é que isso significa? A ECO123 acompanha a ecologia e a economia com muitas histórias por detrás das histórias. Amanhã, sábado, não será exceção.

2020. Todos nos lembraremos deste ano por muito tempo. Lentamente, as medidas de segurança para proteger a nossa saúde contra a pandemia de Covid-19 estão a ser retiradas. O que resta após três meses é o remanescente dos destroços de uma velha ordem económica. A maioria dos aviões permanecerá no solo, por enquanto. As indústrias automóvel e aeronáutica e os seus fornecedores estão a promover o trabalho a tempo reduzido. Foram anunciados despedimentos em massa. 250 anos de crescimento económico com a pretensão de explorar a flora e a fauna estão a chegar ao fim. É preciso encontrar uma nova ordem económica, conservando os recursos, com uma verdadeira política de reciclagem e de procura pela biodiversidade.

 

O conceito de sustentabilidade deve finalmente ser preenchido com vida. A UE tenciona lançar o maior programa de ajuda e investimento de sempre. Serão disponibilizados 750 mil milhões de euros e o dinheiro deverá ser investido de forma justa e adequada ao futuro. O novo Acordo Verde deverá fazer do nosso mundo um lugar melhor, abrandar as alterações climáticas e preservar a biodiversidade. Trata-se de uma estratégia para 2030, sem combustíveis fósseis. Tudo isto só pode ser conseguido em conjunto se todos se envolverem.

A ECO123 dá uma olhadela nos bastidores e no futuro e relata em primeira mão: por exemplo, que 90 em cada 100 turistas ficarão em casa este ano e, por conseguinte, não irão voar para as habituais férias. Mas dez veraneantes virão. O que significa isso para Portugal e o que significa para cada um de nós quando os fluxos turísticos secam? Uma das consequências será a existência de mais água disponível para menos pessoas no Sul de Portugal. No próximo sábado, amanhã, poderá ler aqui o ensaio de Theobald Tiger, intitulado “I can’t get no satisfaction!”, baseado na maravilhosa canção dos Rolling Stones.

Registou a informação? Todos os sábados, a curta história da ECO123 será disponibilizada online uma vez por semana. E, no futuro, também poderá ler aqui a entrevista, a reportagem ou o ensaio de um dos nossos autores. A nova ECO123 online, para o fim-desemana, estará disponível todos os sábados, com muita informação de base.

A nova versão impressa, a nova revista ECO123, chegará a sua casa e ao quiosque, como habitual, apenas mais forte do que antes, em breve, no início do Verão de 2020. Estamos muito satisfeitos por estarmos no processo de criação de uma revista de recursos mais amplos. Se ainda não o é, por favor, torne-se assinante da nossa revista agora.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.