Home | Notícias | Espírito, corpo e alma em sintonia

Espírito, corpo e alma em sintonia

Entre quinta-feira, dia 27 e sábado, dia 29 de dezembro, a semana internacional de caminhada 2018 oferece diferentes caminhadas temáticas com guia. Entre o Natal e o Ano Novo, os amantes da Natureza terão a oportunidade de conhecer as paisagens da serra algarvia em sete trilhos de várias distâncias. A pé, todos os sentidos estão presentes para conhecer Monchique: as montanhas com os seus ribeiros, moinhos e cascatas, as florestas de sobreiros e castanheiros ancestrais; as plantas selvagens e aromáticas comestíveis, iguarias locais e especialidades, como o pão, o presunto e o chouriço, e claro, os frutos, doces e bolos típicos da zona. Visitaremos ateliers de artesãos, onde se trabalha o barro (jarras), o couro (sapatos), a madeira (cadeiras romanas e ferramentas), e joias. Visitaremos ainda uma destilaria de medronho e um lagar de azeite.

No domingo, dia 30 de dezembro, às 6 da manhã inicia-se o Monchique Mountain Marathon, com um percurso de 42,6 km, e com a meia maratona, de 22 km. Todos os participantes podem deixar uma marca eterna, plantando uma árvore no novo Jardim Botânico de Monchique. Este percurso circular inicia-se junto à fábrica da água, nas Caldas, passa pelas freguesias da Fornalha (Alferce), Monchique e Marmelete, e vence os cumes da Picota (776m) e da Foía(902m), seguindo para Casais para voltar ás Caldas. Durante o percurso, todos os participantes têm ao seu dispor, em sete pontos de abastecimento, bebidas quentes e frias, snacks e sopas. No Parque Aventura haverá uma prova de tiro ao arco e um quiz sobre a fauna e flora da região.

Os mapas para os caminhantes estão disponíveis em pdf e podem ser descarregados em https://monchique-mountain-marathon.org/de/karte-topographie/. A participação nesta prova tem um custo de € 50, e inclui também uma pequena mochila com acessórios, que podem ser necessários nesse dia. O patrocinador local da semana de caminhadas é www.vilafoia.com.

Check Also

Depois das eleições é sempre antes das eleições

Sábado, dia 16 de março de 2024. O soberano pronunciou-se. É assim numa Democracia. O …

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.