Home | Mobilidade | Viagens na minha terra
Transportespublicos

Viagens na minha terra

O que fazem um matemático e um arquitecto juntos? No caso de Ricardo Reis e Nuno Lopes, fizeram um calculador de itinerários nacionais para transportes públicos. Nele agregam todos os tipos de veículos e oferecem a possibilidade de coordenar horários de modo a minimizar o tempo de espera.

Nascida dum concurso da Fundação Calouste Gulbenkian com o fim de resolver problemas sociais em Portugal, a empresa Mais Perto originou o projecto TransportesPúblicos.PT. Aqui é possível encontrar variadas formas de transporte, seja rodoviário, ferroviário ou fluvial e incluíndo elevadores turísticos e autocarros urbanos. Também é possível planear trajectos só de bicicleta, contabilizando factores como a rapidez e a segurança, ou complementar o uso da bicicleta com o dos transportes públicos. Actualmente o projecto cobre apenas as zonas de Porto e Braga.

Segundo Ricardo, “a maior dificuldade tem sido obter as informações oficiais das empresas de transportes públicos”, já que, até agora, apenas a Maia Transportes e os Transportes Urbanos de Braga o fizeram. Ricardo explica-nos ainda que o objectivo é aproximar Portugal do exemplo holandês, na medida em que nesse país existe apenas um bilhete para todos transportes, simplificando assim o seu uso. Acrescenta que “seria no interesse das empresas de transportes disponibilizar o máximo de informação ao utilizador a fim de promover a sua utilização”. Derivado do seu carácter interactivo, o projecto permite consciencializar o cidadão do fosso que existe actualmente entre os horários dos vários tipos de transportes complementares, o que poderá aumentar o nível de exigência do utilizador, diz ainda Ricardo.

Como forma de combater entraves do empreendimento, que não conta actualmente com qualquer financiamento, Ricardo e Nuno têm aceite o apoio de voluntários, quer através de crowdfunding (1), quer do OpenStreetMap e do registo dos tempos de viagem.

(1) http://ppl.com.pt/pt/prj/transportes-publicos-pt
“O projecto permite consciencializar o cidadão do fosso que existe entre os horários dos vários tipos de transportes complementares”
“A maior dificuldade tem sido obter as informações oficiais das empresas de transportes públicos”.
http://www.transportespublicos.pt
Mais Perto – Soluções para transportes públicos,
Lda Centro de Empresas NET – Edifício Promonet, Rua de Salazares, 842 – 4149-002 Porto
Tlm.: (+351) 926 404 068
Email: info@transportespublicos.pt

About the author

Hugo Filipe Lopes:Licenciatura em Sociologia, Pós-Graduação em Nutrição Clínica pela Faculdade Egas Moniz. Colaborador de várias publicações online, formador e terapeuta alimentar. Menções honrosas nos concursos da Casa da Imprensa e Lisboa à Letra.

Check Also

Depois das eleições é sempre antes das eleições

Sábado, dia 16 de março de 2024. O soberano pronunciou-se. É assim numa Democracia. O …

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.