Home | Short Stories | Nº 68 – Com uma pequena ajuda de um amigo

Nº 68 – Com uma pequena ajuda de um amigo

Sábado, 2 de Janeiro de 2021

Como ultrapassamos juntos tempos difíceis? Está com fome, está doente, sozinha/o? Com solidariedade, com o coração, com uma dose de generosidade e com a vontade de amar o próximo. Provavelmente a melhor campanha do momento, representativa destes atributos, pode encontrar-se aqui: https://ppl.pt/en/lugaramesa. No primeiro dia do novo ano já se encontram preparadas 2.815 refeições. No entanto, o objetivo consiste em chegar, pelo menos, aos 4.000 pratos cheios, e a campanha decorrerá até ao dia 18 de janeiro. E este número pode, no final, ultrapassar largamente os mais de 4.000 pratos.

É uma ideia fantástica: os restaurantes continuam a ter de fechar (muitas vezes) durante a pandemia de Covid-19, e os cozinheiros perdem os seus empregos. Famílias de pessoas infetadas ficam “presas” em quarentena. Em vez desta perda conjunta, a campanha vira as mesas: WIN-WIN.

A campanha de financiamento do Lugar à Mesa é feita por todos e para todos – todos os que querem ajudar e todos os que precisam de ajuda. A plataforma PPL é o ponto de partida. Os co-iniciadores são a Casa da Misericórdia e a companhia Café Delta, que estabeleceram um conjunto de regras que podem ser descarregadas em formato PDF no final da campanha.

 

O crowdfunding (financiamento colaborativo) é a chave para a resolução de quase todos os problemas. Desburocraticamente e de forma rápida, pessoas com os mesmos interesses reúnem-se para angariar dinheiro a favor de uma causa importante. A ajuda não leva muito tempo a chegar e é rapidamente distribuída. Os restaurantes cozinham para as pessoas que se encontram infetadas (e para as suas famílias), que não podem sair de casa. Todos os que quiserem contribuir com algum valor podem participar. Poderá ajudar e dar um pouco, contribuindo com valores a partir de sete euros, para uma refeição, ou com 49 euros, para sete refeições. Partilhar, ajudar, participar e pertencer. Comece bem o novo ano com www.ppl.com.

 

Uwe Heitkamp (60)

jornalista de televisão formado, autor de livros e botânico por hobby, pai de dois filhos adultos, conhece Portugal há 30 anos, fundador da ECO123.
Traduções: Dina Adão, John Elliot, Kathleen Becker, João Medronho

Fotos:dpa

Check Also

Nº 70 – Os pratos vegetarianos na gastronomia portuguesa

Sábado, 16 de Janeiro de 2021 Passa pouco das 12 horas e o país está …

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.