Ao fim de semana pretendo entrar regularmente em contacto convosco por email. A primeira semana passou e chegou a hora de fazer uma breve análise. Preencher os formulários do KYOTO, significa agarrar a vida de forma mais consciente, repensando o que passou num breve olhar para trás. Como é que me alimentei esta semana? Como e onde fui às compras, ou, o que trouxe da horta para cozinhar? Comi carne, peixe ou comida vegetariana ou vegan? Tive tempo suficiente para mim? O que faço com as embalagens – reciclar ou evitar? Quantos quilómetros é que andei esta semana e com que meio de transporte?

Como jornalista, acabo por conhecer muitas pessoas. Uma vez – há muito tempo – conheci uma mulher que dizia não provocar lixo. O meu editor-chefe mandou-me ir ter com ela para investigar, e, no fundo, todos estávamos à espera de descobrir, que ela fazia batota. Mas, no entanto, ela levava sacos de pano e frascos vazios para fazer as compras, e só comprava produtos a granel em mercados aos agricultores. Para o pão tinha um saco de pano, e em vez de manteiga escolhia margarina vegetal natural de um frasco, e fazia o seu doce dos morangos que comprava. Comprava o queijo sem que fosse embalado, e quando comprava algo embalado, desembrulhava na caixa do supermercado e colocava dentro de um recipiente reutilizável. É uma longa história, e não vos quero aborrecer, mas até o café comprava a granel, e usava as borras para adubar as suas flores.

Onde quero chegar? Tudo é possível, meus amigos! Quando uma vez tive que esperar três dias para finalmente entrevistar o Dalai Lama em Lisboa, ele surpreendeu-me com a pergunta, com que pé é que eu tinha pisado a terra primeiro nessa manhã. Durante a entrevista tornou-se claro para mim, o que ele pretendia. Estava a testar se eu estava alerta. E, na altura, (ainda) não estava habituado a esperar três dias. Mas tinha passado no teste. Desejo a todos um bom fim de semana…

Uwe Heitkamp

SHARE IT:

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.