Quarta-feira, Maio 24, 2017
pt-ptende
Inicio | Expedição Grande Rota do Vale do Côa

Expedição Grande Rota do Vale do Côa

ATN e ECO123

Detalhes da Rota:

Duração: 13 dias (11 de caminhada + 2 para partida e chegada à região; opção de partir logo no dia de chegada à Foz e não dormir nessa noite, ficando o percurso com 12 dias)
Distância total: 223,6 kms
Percurso: difícil a muito difícil
Altitude máx/min – 1164/129 m

coa-grafica

Descrição:

Descobrir um vale de patrimónios

Serpenteando entre planícies férteis e escarpas rochosas, o Côa desenha o seu caminho até ao Douro, contando a História das comunidades que aqui viveram durante milénios, aproveitando um vale rico em biodiversidade e recursos naturais. Da nascente do Côa, em Fóios, concelho do Sabugal, até à sua foz, em Vila Nova de Foz Côa, há um vale rico em património arqueológico, histórico, cultural e natural para descobrir.

Viajar ao passado

Ao longo dos seus últimos dezassete quilómetros, as rochas de xisto que delimitam o leito do Côa foram-se convertendo em painéis de arte, com milhares de gravuras, classificadas como Património Mundial pela UNESCO. Vestígios dos grupos nómadas que habitaram o vale há mais de 25000 anos podem ser visitados no Parque Arqueológico e no Museu do Côa. Este território conservou também um rico património histórico edificado, presente nas ruas, pontes, castelos e aldeias remotas, bem como nos museus de cada um dos concelhos.

Viver as comunidades

A rede de aldeias e vilas de hoje tem a sua origem na Baixa Idade Média, o tempo em que se organizam os reinos peninsulares. Desde então até hoje tecem-se no território modos de construir, de modelar a paisagem, de a nomear, de pastorear rebanhos e lavrar os campos. Mas também de sociabilizar, de cozinhar os alimentos emprestando-lhes os sabores vigorosos e cheios das terras de Ribacoa. É também a esta densa descoberta que a Grande Rota convida.

Aventurar-se na natureza

O Homem moldou a paisagem ao longo de gerações, estabelecendo as culturas mediterrânicas, como a vinha, o olival e o amendoal, e aproveitando matos e florestas para a pastorícia com ovelhas e cabras. Estas actividades humanas ajudaram a conservar uma elevada riqueza em biodiversidade, um verdadeiro tesouro natural, protegido e dado a conhecer nas áreas  protegidas da Reserva Natural da Serra da Malcata e na Reserva da Faia Brava.

PROGRAMA:

Durante as etapas o grupo será sempre acompanhado por um guia da ATN e outro dará apoio logístico, com um viatura da ATN onde irá ser transportado o material dos participantes. Fará ainda transfers, sempre que necessário, e dará apoio no confecção de refeições.O orçamento dos alojamentos tem por base a média de todos os locais onde vamos pernoitar, sendo que na maioria ficaremos em alojamentos rurais, partilhando quartos. O único dia de acampamento será a Reserva da Faia Brava.
Ao longo da caminhada os participantes vão passar por várias praias fluviais e pontos de interesse histórico. Vão ainda aprender a cozer pão num forno a lenha, tradicional, conhecer a Reserva da Faia Brava e ter uma visita guiada à gravuras do Vale do Côa.

Preço tudo incluído: 1290.00 €

 

Reservas: info@eco123.info