Home | Destaque | Autosuficiência com a permacultura

Autosuficiência com a permacultura

Sábado, dia 8 de fevereiro de 2025.

Em causa própria: A Cooperativa Esgravatadouro, Cooperativa do Ambiente CRL, editora da ECO123, dirige o Jardim Botânico Florestal nas Caldas de Monchique e está a organizar, novamente, para esta Primavera, um workshop de permacultura, na referida floresta botânica. Num íngreme vale, a partir do qual se avista todo o Algarve até ao cabo Sudoeste, foram sendo construídos socalcos. Estende-se diante de nós um fértil terreno de terra preta que deseja ser transformado num jardim do Éden por uma ribeira de montanha, um fértil oásis: o Barranco Esgravatadouro.

O seminário da ECO123 terá lugar ao longo de seis fins de semana, com início no sábado e domingo, dias 29 e 30 março. A cada duas semanas – a um ritmo de 14 dias – portanto, a 12 e 13 de abril e também no fim de semana de 25 e 26 de abril, e por aí adiante até junho (dias 6 e 7), um máximo de dez participantes receberão formação, em língua inglesa, com Lesley Martin, nos socalcos das montanhas, em ambiente de agricultura natural. A tradução simultânea para português e alemão faz parte do programa e do curso. O workshop terá uma duração total de 72 horas. Lesley ainda conheceu  pessoalmente o australiano Bill Mollison, o pai do conceito de permacultura.

Queremos semear e colher alface, cenouras, curgetes e batatas, cebolas, tomates, e muito mais. Começamos por praticamente nem trabalhar o solo.

Sim, leu bem! Teremos apenas que realizar um preparo mínimo do solo. A cobertura com palha em camadas diminui a evaporação e reduz as regas. Com isto, protege-se a superfície da terra contra os efeitos do clima e cria-se um ambiente ótimo para as minhocas e outros organismos benéficos. Desta forma, a compostagem da cobertura vegetal liberta nutrientes adicionais para as suas plantas, e o calor que é gerado estimula o crescimento das raízes, acelerando o desenvolvimento de toda a planta. Com materiais orgânicos, quanto mais, melhor…

E, assim, plantamos macieiras, damasqueiros e figueiras. Ter um jardim quase natural é completamente diferente de ter um jardim onde cada planta cresce de forma controlada. É selvagem, romântico, de sonho, um lugar mágico onde se podem apreciar maravilhas. Espelha um estilo de vida natural e saudável, embora seja bem possível que os críticos da vizinhança o considerem descuidado. Não pulverizamos qualquer herbicida nem outros venenos.

Acredite em mim, assim que descobrir a diversidade de seres vivos que fazem do seu jardim a sua casa, esquecerá todas as críticas sobre ervas daninhas e gramíneas. Sentirá que está a fazer tudo certo. Por um lado, poupa tempo, trabalho, sementes, água e fertilizantes e, em troca, obtém uma colheita que aumenta só por si todos os anos. E tudo isto em benefício da natureza, dado que a permacultura está orientada para os processos naturais do ecosistema.

Lesley Martin
Lesley Martin

Datas e horários:

29/30 março, início 10 horas
12/13 abril, início 10 horas
25/26 abril, início 10 horas
10/11 maio, início 10 horas
23/24 maio, início 10 horas
6/7 junho, início 10 horas
Inscições e questões: Telefone: 918 818 108
Email: theobald.tiger8550@gmail.com

Uwe Heitkamp (65)

jornalista de televisão formado, autor de livros e botânico por hobby, pai de dois filhos adultos, conhece Portugal há 30 anos, fundador da ECO123.
Traduções: Dina Adão, John Elliot, Patrícia Lara
Photos:Uwe Heitkamp

Check Also

Preservar o mundo com trabalho em rede

Sábado, dia 1 de fevereiro de 2025. Com tudo o que se tem passado esta …