Sábado, Julho 29, 2017
pt-ptende
Inicio | Portugal | Produção | O futuro do surf é o seu passado
Yoni Surfboards

O futuro do surf é o seu passado

Yoni EcosurfboardsO surf sempre foi sobre comunhão com a natureza. Mas à medida que a modalidade se foi profissionalizando e industrializando, as pranchas sofreram modificações. Inicialmente feitas de madeira, passaram a ser construídas com base em derivados de petróleo processados em plástico e responsáveis por grandes quantidades de emissão de carbono.

Em Portugal, na histórica localidade de Óbidos, o carpinteiro José Antunes aproveitou o infortúnio de perder o emprego para contrariar essa tendência – começou a fabricar pranchas de surf em madeira. José começou por fabricar brinquedos duradouros para os seus dois filhos. Porém, se as crianças podem ter brinquedos em madeira, porque não os adultos? Assim nasceu a Yoni Surfboards.

Sempre com a ecologia como base, por cada tábua vendida a Yoni planta uma árvore. Construídas a partir de madeira nacional e resinas orgânicas, estas pranchas ocas de madeira são manufacturadas com uma técnica que remonta aos primórdios do surf. Isto permite prolongar a vida e diminuir o peso característico das pranchas de madeira. Tendo como pilares a ecologia, a educação e a ética, a Yoni insere-se na prática do comércio local justo. Inclusive divide uma percentagem dos lucros pelos colaboradores.

Mas José não se limita ao fabrico sustentável de pranchas. Também oferece cursos de construção de pranchas de madeira, pelo valor de 600€, com alojamento incluído. E com a vantagem de, no fim, o participante ficar com a prancha que construiu.

“Por cada tábua vendida, a Yoni, que utiliza madeira nacional e resinas orgânicas, planta uma árvore”

 

Yoni Ecosurfboards •
José Antunes
Amoreira, Óbidos
Tel.: 964 264 319
Email: tictictaco@hotmail.com
Webpage: www.tictictaco.com/

About the author

Hugo Filipe Lopes:Has a degree in sociology and a post-graduate qualification in clinical nutrition from the Egas Moniz Faculty. Collaborates with a number of online publications, a trainer and nutritional therapist. Honourable mentions in the Casa da Imprensa and Lisboa à Letra competitions..

Deixar uma resposta