Home | Destaque | “Aqui finda a Europa. Aqui começa a Europa…”

“Aqui finda a Europa. Aqui começa a Europa…”

Conhecer Portugal é também conhecer a sua cultura, o seu clima, as suas gentes e a sua história regional. Monchique situa-se na serra com o mesmo nome, no extremo Sudoeste de Portugal. Caldas de Monchique é o ponto de partida e de chegada da Caminhada Guiada na Serra de Monchique.

No primeiro dia, cada participante viaja, de forma autónoma, de comboio para Portimão, e de autocarro para as Caldas de Monchique (VAMUS, linha 94) e fica a conhecer a aldeia e o alojamento (Dia de aclimatação). O guia da caminhada, que vive e trabalha no local há muito, dá as boas-vindas aos participantes, nas Caldas, em várias línguas. A longa caminhada, com a duração de uma semana, é circular e tem, no total, quase 50 km.

No dia 2, a primeira etapa começa nas Caldas (251 metros de altitude), passando pelo Esgravatadouro (299 metros de altitude) e vai até à Fornalha (distância 1, seis km). Aí, inicia uma subida íngreme (distância 2, cinco km) até ao cimo da Picota (776 metros de altitude). A meio da subida, o caminhante atinge a aldeia de Corte Grande e a caminhada condu-lo aos sobreiros mais antigos do Algarve, sob os quais está previsto um descanso à sombra, com piquenique. Na subida para o cume da Picota, num dia sem nuvens, uma vista panorâmica revela tanto o cabo mais Sudoeste de Portugal (60 km), como Faro, a Sudeste (75 km). Ao longe, tanto a Oeste como para Sul, o horizonte é o mar. Aqui finda a Europa. Aqui começa a Europa. Na descida para Monchique (distância 3, cinco km), deparamo-nos com uma interessante variedade botânica, castanheiros, sobreiros e medronheiros, bem como alguns campos ainda cultivados, de agricultura local. O primeiro dia de caminhada termina em Monchique. Regressamos à Pousada das Caldas, no autocarro 94, às 17h30 (total: 16 km).

Dia 3 – Descanso, (oferta, opcional: visita ao lagar de azeite de Pardieiros, (transfer em veículo elétrico).

No quarto dia, depois do dia de descanso nas Caldas, apanhamos o autocarro da linha 94, das Caldas (9h34) até Monchique. Tomamos um café ou um chá. A segunda etapa leva-nos de Monchique (450 metros acima do nível do mar) ao segundo e mais alto pico das montanhas, Fóia, a 902 metros acima do nível do mar (distância 4, cinco km). Passamos pelas ruínas do Convento, que se erguem sobre Monchique, a 550 metros de altitude. Através de matas de eucaliptos, o caminhante chega a um planalto, a partir do qual o caminho continua a subir suavemente por entre fetos, espinheiros e nascentes (semear e colher água). Aqui, cabras, ovelhas e vacas são conduzidas por pastores em pasto aberto. Após cerca de duas horas de marcha lenta, o caminhante chega à Fóia. Com bom tempo, está previsto um piquenique num prado com vista para o mar. Se chover, salve-se quem puder no restaurante do cume. Depois, a caminhada continua, passando pelos cinco aerogeradores até ao Almarjão, em direção a Marmelete (distância 5, dez km). Uma visita ao Museu do Medronho, da Câmara Municipal de Marmelete, é uma boa ideia para a tarde do segundo dia de caminhada. É aqui que termina a jornada. O autocarro da Câmara Municipal leva o participante de volta às Caldas (total: 15 km).

Dia 5 – Descanso (oferta, opcional: água potável, banhos, massagens e sauna).

No sexto dia, o minibus leva-nos da pousada até ao Almarjão. No último dia de caminhada, descemos do Almarjão pelo Vale de Figueiras até Casais (distância 6, quatro quilómetros), depois pelo vale até Castelo de Nave (distância 7, três quilómetros) e passamos por pomares, de regresso às Caldas de Monchique (distância 8, cinco quilómetros). Nas Caldas de Monchique, no final da semana de caminhada, haverá uma refeição para o pequeno grupo com um representante do município, e uma plantação de árvores para comemorar a caminhada. (total: 12 km)

Caminhada de Longo Curso na Serra de Monchique é uma viagem de uma semana para os leitores da revista ECO123, que começa sempre aos domingos, a partir de 5 de novembro de 2023, durante o outono e inverno de 2023/24, e primavera de 2024, terminando sempre aos sábados – e pode ser reservada todas as semanas. Grupos de 4 a 6 pessoas com um guia; de 7 a 12 pessoas com dois guias.

Datas e preços sempre a pedido, para theobald.tiger8550@gmail.com – ou por escrito para:

Tempo Passa Boa Viagem, Publicações e Marketing e Protecção da Natureza Lda. – CCI Esgravatadouro 216 Z –

PT- 8550-267 Monchique – Telefone +351-918.818.108

Check Also

Regresso ao futuro?

Sábado, dia 25 de maio de 2024. Viver no calor da crise climática: quando a …