Home | Ecologia | Ideais: O caminho para o sucesso
Tecidos ecológicos

Ideais: O caminho para o sucesso

Numa altura em que se agravam e aumentam as alergias relacionadas com o vestuário, a loja online Tecidos Ecológicos, investiu na disponibilização de tecidos considerados ecológicos. Estes tecidos implicam que o seu fabrico é considerado sustentável (1) pois, ao não utilizar produtos de origem química, minimiza o comprometimento da saúde do planeta e dos seus habitantes. Mas também porque se evita quaisquer tipos de corantes sintéticos ou produtos geneticamente manipulados. Deste modo, todos os artigos comercializados pela Tecidos Ecológicos possuem a certificação GOTS (Global Organic Textile Standard), uma organização que integra os E.U.A., a Alemanha, o Reino Unido e o Japão.

A empresa é filiada do movimento mundial Comércio Justo, que procura favorecer o crescimento sustentável, e demonstra simultaneamente preocupação com os direitos dos animais, ao utilizar apenas tecidos e produtos de origem vegetal. Foi fundada em 2011 por  Marlene Oliveira, uma designer de moda vegetariana e praticante de yoga. Marlene procura provocar uma mudança de consciências através dos produtos que comercializa, sendo estes um reflexo do seu modo de estar na vida. Com preços que variam entre os 6€ e os 14€, a Tecidos Ecológicos oferece fibras como o algodão biológico, o cânhamo  ou fibras recicladas para os estilistas. Tem também disponíveis peças da marca da própria empresária. A coragem de pôr os ideais em prática é não só uma forma de inovação, mas também parece cada vez mais ser uma aposta ganha.

 

(1) Quando se discute o uso de pesticidas, estes são associados à alimentação, mas a sua presença em tecidos como o algodão pode ser igualmente problemática. Do mesmo modo, tecidos sintéticos como o poliéster e o nylon, fabricados a partir de derivados do petróleo, têm consequências ambientais, e por vezes também na saúde.

About the author

Hugo Filipe Lopes:Licenciatura em Sociologia, Pós-Graduação em Nutrição Clínica pela Faculdade Egas Moniz. Colaborador de várias publicações online, formador e terapeuta alimentar. Menções honrosas nos concursos da Casa da Imprensa e Lisboa à Letra.

Check Also

Era uma vez uma árvore que chorava…

Sábado, dia 14 de dezembro de 2024. Na semana passada, uma leitora escreveu-me as seguintes …

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.