A cerimónia de apresentação do eCobus, organizada pela Salvador Caetano e a Siemens Portugal, decorreu no passado dia 8 de Outubro, na Inter Airport Europe (Feira internacional do sector de aeroportos), em Munique.
Apresentando-se como o primeiro autocarro de aeroporto 100% eléctrico, o eCobus resulta dos veículos Cobus a diesel produzidos pela Caetano Bus (fábrica do Grupo Salvador Caetano sediada em Gaia) aos quais são aplicados sistemas de conversão para motor eléctrico desenvolvidos pela Siemens Portugal. O projecto contou ainda com a colaboração do Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial na optimização de cada modelo.
Com um investimento de 1 milhão de euros, apoiados em 40% pelo Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN), e com 20 meses de duração, este projecto tem como objectivo a conversão das cerca de 3 mil unidades em circulação nos aeroportos de todo o mundo. Os seus criadores argumentam que esta é “uma solução inovadora de reciclagem e reutilização de autocarros” e prolonga “o ciclo de vida destas viaturas por mais dez anos”.
Porém, o grande trunfo deste eCobus é a redução em cerca de 75% dos gastos em relação aos sistemas a diesel ou a gás, e uma redução significativa das emissões de CO2.
Os construtores destacam ainda as suas “baterias de última geração” e o sistema de armazenamento de energia “fiável e seguro”, que constituem a solução para “reduzir os custos de manutenção e alcançar as zero emissões directas sem gerar ruído”.
O eCobus é uma iniciativa de duas grandes empresas nacionais na busca de um mundo melhor, com menos consumo e com menos emissões poluentes.