Home | Portugal | Entrevistas | Vítor Vaz Pinto
cadis vaz pinto

Vítor Vaz Pinto

O Comandante Operacional de Agrupamento Distrital do Algarve da ANPC, Vítor Vaz Pinto, explicou à ECO123 quais as medidas tomadas para evitar fogos no Algarve, em 2014:

Existe uma prevenção concertada, da responsabilidade de três entidades: Instituto da Conservação da Natureza, na parte estrutural e de sensibilização; Guarda Nacional Republicana, nas ações de prevenção, nomeadamente vigilância, deteção e fiscalização; Autoridade Nacional de Proteção Civil, na coordenação das ações de combate, rescaldo e vigilância pós-incêndio.

O Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro, baseado nas operações de proteção civil registadas em 2012, elaborou um documento estratégico, orientador na aplicação prática das medidas corretivas, denominado «Lições Aprendidas – Medidas Corretivas», que contou com os contributos de todos os Agentes do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro do distrito.

Realizaram-se 19 ações de formação, num total de 278 horas, englobando 362 formandos, entre bombeiros, sapadores florestais, técnicos dos serviços municipais de proteção civil, GNR e militares.

Este plano foi testado através do Exercício de Decisão, no âmbito da coordenação institucional, culminando na realização do Exercício «Serra Segura 2013», jogado no nível estratégico na modalidade Exercício de Posto de Comando, e no nível tático e manobra à escala real.

A população deverá colaborar na prevenção, limpando o mato à volta das suas habitações, separando as culturas com barreiras corta-fogo, guardar em lugar seguro e isolado, lenha, gasóleo e outros produtos inflamáveis. Na ocorrência de um incêndio, deverá ligar de imediato para o 112 ou para os bombeiros da área; se não correr perigo, tentar extingui-lo com pás, enxadas ou ramos;seguir as instruções dos bombeiros; retirar as viaturas dos caminhos de acesso ao incêndio; informar as autoridades da presença de pessoas suspeitas.

Biografia: Vítor Vaz Pinto
Vítor Vaz Pinto, 50 anos, licenciado em Proteção Civil, com pós-graduações em Gestão de Emergência e Gestão de Proteção Civil Municipal, exerce funções nestas áreas desde 1997 e é comandante de bombeiros desde 1989. Atualmente, exerce o cargo de Comandante Operacional Distrital de Faro, da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Check Also

“Este é um trabalho de todos”
Continuação da semana passada

Sábado, dia  22 de junho de 2024. Continuação da entrevista da semana passada: Eco123: Existem …

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.