Rede Convergir – Norte
A Associação Campo Aberto, sediada no Porto, é uma associação de defesa do ambiente que visa debater e promover o exercício da cidadania no domínio ambiental, nas suas dimensões natural, rural e urbana. Esta entidade une todos aqueles que têm interesse e preocupação em aspetos ligados ao meio ambiente.
José Marques nasceu no Porto e conta com 70 anos de idade, sendo o atual presidente da Associação Campo Aberto. Participa em movimentos ecológicos em Portugal desde 1974. “É uma associação que intervém em vários domínios, mas que está muito atenta quer à natureza presente nas cidades, em aspetos do urbanismo, mas também a aspetos da ruralidade. Ou seja, está bastante focada por um lado em problemas urbanos, por outro lado na ruralidade”, explica.
Os objetivos desta associação são a defesa do ambiente e a conservação da Natureza. É dado especial ênfase a vários campos de intervenção, como a identificação de ameaças graves e de maiores consequências, ou a promoção do estudo e difusão de correntes de pensamento que contribuam para uma perspetiva ecológica. Também se buscam alternativas às tecnologias poluentes, e a promoção de projetos de desenvolvimento sustentável e de revalorização dos espaços urbanos e rurais, pela utilização de alternativas tecnológicas e sociais de baixo impacto para o ambiente.
Segundo José Marques, as associações para “a defesa do ambiente, ou aspetos relacionados com esse tema, são sempre necessárias. E quanto mais existirem, melhor”.
A Campo Aberto atua na região do Porto e em áreas próximas, e conta com cerca de 200 sócios. Estes atuam na sociedade através de várias campanhas de sensibilização relacionadas com temáticas ambientais, através dos meios de informação, através de debates e educação ambiental.
A associação continua a funcionar “à base de voluntários, em que cerca de 20% dos sócios são mobilizados para eventos. Os restantes sócios são mais passivos”, explica José Marques.
A ‘Campo Aberto’ inscreveu-se recentemente na plataforma da Rede Convergir, com o propósito de trabalhar em conjunto com associações que desenvolvam iniciativas similares. Ou seja, em questões relacionadas com a problemática ambiental.
O feedback desta rede de projetos ainda não é frequente pois, segundo José Marques, “a inscrição foi realizada há muito pouco tempo”.
Esta organização pretende ainda alargar a sua atuação e prosseguir no incentivo à inscrição de novos membros e colaboradores que tenham interesse nesta área.