Um sistema inspirado nos ecossistemas naturais (a permacultura), tem vindo a atrair a atenção de várias pessoas que pretendem criar uma forma de vida sustentável – o que passa também pela produção dos seus próprios alimentos.
A ECO123 foi ao encontro do projecto de permacultura ‘Terra do Milho’, situado em Monchique e inscrito na Rede Convergir. Foi criado por Monique Volkers, de 52 anos, e pelo seu marido Tom Stobbelar, de 59 anos, estando ambos a trabalhar de forma independente desde 2010.
“Os meus pais compraram um pedaço de terra e vim para Portugal. Agora trabalho aqui e tento transmitir esta ideia que temos há muito tempo de auto-sustentabilidade: comida local, economia partilhada, essas coisas que para mim são muito importantes”, afirma Monique Volkers.
Atualmente o casal vive daquilo que a terra lhes dá. Couves, acelgas, ervas aromáticas, morangos, laranjas, limões, alfaces, feijão, batatas são alguns dos seus produtos.
Os animais que têm no seu terreno, cabras e galinhas, ajudam na limpeza do campo e fertilizam o terreno, de modo a tornar a terra rica em nutrientes. Ou, nas palavras de Monique Volkers: “Os meus animais trabalham para nós”.
Desde legumes à fruta, este casal é auto-sustentável graças a tudo aquilo que produz. O queijo, o iogurte e seus derivados são produzidos através do leite das suas próprias cabras. Das galinhas obtêm os ovos. Os dejetos dos seus animais trabalham como um fertilizante natural da terra.
O casal trabalha no seu terreno há aproximadamente 4 anos, e conta agora com “mais ou menos 100 espécies de árvores diferentes”.
As frutas e legumes são comercializados juntamente com outros produtos integrantes da associação ‘A Nossa Terra’. Este grupo de pessoas que defendem as mesmas ideias e valores, reúne-se todas as sextas-feiras de manhã, numa das bancas da praça municipal de Monchique, com o principal objetivo de demonstrar a importância dos pequenos produtores locais. A banca desta comunidade rege-se pela diferença, dada a grande variedade de produtos expostos em pequenas quantidades e pela não utilização de produtos químicos. Tudo diretamente do produtor ao consumidor.
Segundo Monique Volkers, “os meus vegetais estão no mercado mas isso não é o mais importante. O mais importante é termos uma comunidade, é ter um espaço para vender as coisas porque somos um pequeno grupo de produtores”.
O projecto ‘Terra do Milho’ foi inscrito recentemente na Rede Convergir pois, segundo Monique, “é importante sabermos os locais que se dedicam a isto, conseguirmos ver todos os agricultores e cooperar. Podemos nos encontrar, conhecer e talvez um dia ter uma ideia e a realizarmos. Acho que é importante criar um movimento”. Monique finaliza afirmando que “somos pequenos grupos aqui e ali e talvez um dia seremos um grupo maior, para mudar o caminho das pessoas”.
O feedback desta rede de ideias semelhantes ainda não é muito frequente, porém os valores que partilham fazem Monique Volkers acreditar que um dia o conceito de permacultura seja valorizado.
Portela da Viúva – 8550-909 Monchique
Telefone: (+351) 282 911 936
Telemóvel: (+351) 922 096 540
Email: terradomilho@gmail.com
Website: www.terradomilho.eu