Home | Crowdfunding | Tornar uma ideia em realidade
Hand Touching Color Code Board

Tornar uma ideia em realidade

Feelipa Aplicações
Aplicações

O universo é repleto de cores. Quando temos a sorte de poder apreciá-las, podemos observar mais de 30.000 cores. E nós não só as podemos ver como também somos guiados por elas. Ajudam-nos a comunicar e a compreender o mundo que nos rodeia. Porém, quase todos nós conhecemos alguém que sofre de algum tipo de deficiência visual que o impede de captar a cor parcial ou totalmente. E se não conhecemos ninguém, não é difícil imaginar qual é a sensação.

Os deficientes visuais não são apenas as pessoas cegas, mas também os daltónicos, parcialmente invisuais, com cataratas, glaucoma ou com baixa visão: pessoas que lidam todos os dias com obstáculos. Realmente é bastante fácil pensar na quantidade de tarefas simples do dia-a-dia que executamos e que requerem a perceção visual e o reconhecimento da cor. Escolher uma roupa, ir à escola, conduzir e trabalhar, usar os transportes públicos, tomar medicamentos ou comer; basicamente viver. Enquanto crianças aprendemos a brincar com cubos coloridos, a pintar céus azuis e nuvens brancas e a comer todos aqueles legumes verdes.

Portanto, se somos incapazes de ver as cores, como vamos fazer todas estas coisas básicas?

Filipa Nogueira Pires
Filipa Nogueira Pires

Filipa Nogueira Pires, de Lisboa, conta à ECO123 que “em circunstâncias normais, quando somos deficientes visuais ainda somos capazes de ouvir, saborear, cheirar e sentir. É por isso que criámos um código gerador de mudança que permite aos deficientes visuais identificarem as cores. Tudo é através da combinação de cores e formas que eles podem sentir graças a um alívio nas formas. Trata-se de inclusão, mudar a sociedade e proporcionar qualidade de vida àqueles que apenas veem o mundo de uma forma diferente. Ao usá-lo acreditamos poder melhorar a capacidade dos deficientes visuais desempenharem as suas tarefas diárias, bem como acabar com a discriminação e mudar o paradigma”.

Para mais informações consulte:
https://www.indiegogo.com/projects/feelipa-color-code-color-is-for-everyone#home
Com o seu contributo para o Crowdfunding até 10 de Maio (data limite!) poderá ajudar a desenvolver uma metodologia de ensino para a implementação do Feelipa, não só nos conteúdos programáticos como também no quotidiano escolar.
O projeto Feelipa teve origem no ano de 2009, quando a autora, Filipa Nogueira Pires, iniciou uma investigação com o objectivo de tornar a cor acessível ao maior número de pessoas possível, em particular às pessoas com algum tipo de deficiência visual. A investigação foi realizada aquando do Mestrado em Design de Produto da FA-UTL e em parceria com o Centro Helen Keller (uma escola dedicada à integração de alunos com problemas visuais e com outras necessidades educativas). Ao longo de vários meses de contacto com crianças com deficiência visual, foi possível desenvolver, aperfeiçoar e validar este código de cor. Foram estas crianças que tornaram possível o projecto.

About the author

Uwe Heitkamp, 53 anos, jornalista e realizador, vive 25 anos em Monchique, Portugal. Adore caminhadas na montanha e natação nas ribeiras e barragens. Escreve e conte histórias sobre os humanos em relação com a ecologia e a economia. Pense que ambas devem ser entendido em conjunto. O seu actual filme “Herdeiros da Revolução” conta durante 60 minutos a história de uma longa caminhada, que atravessa Portugal. Dez protagonistas desenham um relatório da sua vida na serra e no interior do país. O filme mostra profundas impressões entre a beleza da natureza e a vida humana. Qual será o caminho para o futuro de Portugal? (Assine já o ECO123 e receberá o filme na Mediateca)

Check Also

Ajudar cães e gatos?

Sábado, dia 24 de fevereiro de 2024. Dada a atual situação, adiamos para a próxima …

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.