Documentário com o título original de “Grundeinkommen – ein Kulturimpuls”, este é um filme-ensaio com 100 minutos de Daniel Häni e Enno Schmidt, produzido em 2008 na Suíça.
Constitui uma peça fundamental no tabuleiro de jogo do movimento global que luta pelo Rendimento Básico Incondicional (RBI). Isto porque ajuda a compreender e desmistificar a fórmula que tornaria possível colocar em prática este plano para assegurar condições e direitos a que todos os seres humanos consigam viver condignamente.
Para tal, este documentário aponta-nos um caminho em que o sistema tecnológico, financeiro, político e económico trabalha realmente para todos e não apenas para alguns.
Dando-nos uma explicação histórica, económica mas especialmente ética para justificar a sua implementação, apoia-se em entrevistas e testemunhos de especialistas financeiros, sociais, políticos e pessoas comuns. Mas também apresenta os seus argumentos recorrendo a simulações, gráficos, estatísticas e cálculos que ajudam a validar a viabilidade lógica de uma proposta que, afinal, poderia ser muito simples de levar a cabo. A sua implementação não é um favor, mas sim uma obrigação para a igualdade e justiça social.
Este movimento está espalhado à escala mundial. Em Portugal também já tem a sua expressão e rosto, podendo ser consultado em www.rendimentobasico.pt. Aqui poderá ainda assinar as petições nacional e Europeia que exigem a implementação imediata do Rendimento Básico Incondicional.