Quinta-feira, Julho 27, 2017
pt-ptende
Inicio | Mediateca | Os tubarões são essenciais à Humanidade
sharkwater

Os tubarões são essenciais à Humanidade

Quando se pensa em animais em vias de extinção, vem-nos à mente espécies como o lince ibérico ou o atum, mas dificilmente os tubarões. Aliás, para várias gerações, basta pensar em tubarões para instintivamente os associarmos o filme de Steven Spielberg – e daí aos ataques a humanos é um pequeno passo. Mas a realidade é bem diferente.

“Sharkwater”, um documentário de Rob Stewart, assume como missão esclarecer os estereótipos errados que existem sobre os tubarões. Demonstra como estes animais são uma espécie em vias de extinção pelo facto de ninguém se importar com a sua caça. Esta indiferença constitui uma carta branca para a indústria da sopa de barbatana de tubarão fazer o que bem entender – e isso inclui cortar as barbatanas e deixar os tubarões a morrer.

Se há uma lição que a espécie humana ainda não compreendeu, é que tudo tem consequências. E a extinção dos tubarões não será excepção à regra. Este facto implicaria que as suas presas (tubarões mais pequenos e raias) se multiplicariam descontroladamente. Isto, por sua vez, significaria que as presas dessas espécies (moluscos), sofreriam um grande declínio numérico. Como os moluscos filtram a água do mar, esse declínio traria consequências directas na sua qualidade e, por associação, na nossa alimentação.

Este não é mais um documentário sobre os ataques ou a beleza dos tubarões. Informando sem não deixar de entreter, é uma chamada de atenção para um problema há muito ignorado, por parte de um realizador e activista cujo passatempo é nadar com a sua paixão – os tubarões.

“Sharkwater é uma chamada de atenção para uma espécie em vias de extinção à qual ninguém parece atribuir importância”

Sharkwater: The Truth Will Surface 2007
Documentário  89 min.
www.sharkwater.com
Realizador: Rob Stuart

About the author

Hugo Filipe Lopes:Licenciatura em Sociologia, Pós-Graduação em Nutrição Clínica pela Faculdade Egas Moniz. Colaborador de várias publicações online, formador e terapeuta alimentar. Menções honrosas nos concursos da Casa da Imprensa e Lisboa à Letra.

 

 

 

 

Deixar uma resposta