Tomates. A importante opinião do Primeiro-maquinista da companhia portuguesa dos caminhos-de-ferro. Terá Manuel Queiró, talvez, medo de dizer algo errado? O novo presidente dos Comboios de Portugal, que no início do ano substituiu José Benoliel que passou à reforma, encontra-se numa clausura permanente e em silêncio. Recusa-se persistentemente desde Fevereiro a dizer-nos a sua opinião sobre o futuro dos caminhos de ferro portugueses no sistema ferroviário europeu. Será que tem uma opinião própria sobre o tema privatização? Nada de comentários. E sobre a modernização, os investimentos, a redução da dívida? Nenhuma idéia. E sobre despedimentos ou novas contratações? Nem uma palavra. Qual é a sua estratégia para aumentar o número de passageiros? Silêncio.
A Eco123 convidou o ex-deputado do CDS-PP para uma entrevista exclusiva multilateral em Fevereiro, Março, Abril, Junho e novamente em Agosto. O Primeiro-maquinista desviou-se das primeiras questões e deixou-as habilmente pendentes. Teatro de sombra. Depois, demorou muito tempo e pediu para fazer primeiro uma análise cuidadosa de um exemplar das edições de Primavera e Verão da nossa revista. Aceite. Há que informar-se. Os pedidos por telefone com propostas de datas para entrevista também ficaram sem resposta. Agora, por carta registada com aviso de recepção, ele responde através da sua porta-voz Ana Portela com as seguintes palavras: “independentemente da relevância, importância e actualidade dos temas (mobilidade sic!) não é oportuno (para Manuel Queiró), no contexto de gestão da agenda mediática da empresa, considerar a realização desta entrevista”. Blá. Blá. Blá. Será que o mudo Primeiro-maquinista da CP não tem talvez nada a dizer, porque não tem nada para falar?
Exmo. Doutor Manuel Queiró, O meu nome é Uwe Heitkamp, jornalista de nacionalidade alemã e 53 anos de idade, há 25 anos a residir e trabalhar em Monchique, no Algarve. Sou o responsável editorial pela revista ECO123, um novo projeto editorial trilíngue (Português, Inglês e Alemão), de periodicidade trimestral, cuja terceira edição impressa sairá para as bancas no próximo dia 21 de Setembro.
A ECO123 pretende dar a conhecer projetos inovadores em Portugal e transmitir uma atitude positiva e construtiva perante os problemas que o nosso País, Europa e o mundo hoje em dia enfrentam. Num período em que a crise da economia e da ecologia limita o futuro de muitos portugueses, pretendemos destacar a iniciativa de quem consegue enfrentar as dificuldades com uma atitude optimista e empreendedora. Por todo o país, há portugueses que conseguem produzir e viver seguindo uma lógica de sustentabilidade. Respeitando o ambiente e os recursos naturais, conseguem criar riqueza. Trazem dinâmica à nossa economia e qualidade às suas vidas. São estas histórias que pretendemos contar.
A ECO123 pretende, portanto, apresentar vias sustentáveis de crescimento económico, ligando economia e desenvolvimento com uma visão ecológica e socialmente responsável.
Na terceira edição iremos ter como tema principal a E-MOBILIDADE. Apresentaremos várias projetos neste âmbito: a viatura americana TESLA S, o avião suiço SolarImpulse e e-bicicletas produzidas em Portugal, entre outros. Gostaríamos também de falar sobre a CP – Comboios de Portugal.
Neste sentido, gostaríamos de o convidar, enquanto novo presidente da CP – Comboios de Portugal, E.P.E., para uma entrevista, em data a agendar oportunamente – mas, se possível, no decorrer da segunda semana de Agosto de 2013. Eu conduziria a entrevista, com a presença do meu colega e director-adjunto da revista, João Gonçalves.
Nessa entrevista seriam abordados temas ligados com a actual situação da CP, as suas propostas, metas e objectivos. Abgordaríamos também questões de ecologia e sustentabilidade, economia e conhecimento, empreendedorismo e política. Consideramos que a sua opinião, conhecimento e experiência seriam de enorme interesse para o nosso público.
Caso autorize, gostaríamos de realizar a entrevista acompanhada com gravação em filme para editarmos uma peça de audiovisual que estaria disponível na ECO TV do nosso site (www.eco123.info), uma secção de conteúdos multimédia (curtas-metragens, longas-metragens, documentários, reportagens, pequenas peças jornalísticas).
Desde já agradecendo pela sua atenção e disponibilidade, despeço-me cordialmente e aguardando contacto da sua parte.
Com os melhores cumprimentos