No dia 6 de Maio foi aprovado no Parlamento Europeu o decreto-lei (1) que define a proibição de trocar sementes, com a excepção de particulares e empresas com menos de dez empregados.
Em Portugal, a iniciativa não é bem recebida por todos. O Movimento Sementes Livres visa alertar não só os agricultores, mas também o público em geral para as implicações deste decreto-lei que visa patentear as sementes. Lanka Horstink é a coordenadora desse movimento, parte da organização ambiental GAIA, uma das cinquenta associações que foi recentemente a Bruxelas exigir o direito de semear, trocar, reproduzir livremente as sementes. Não só o trabalham a fim de sensibilizar para esta questão, como também promovem acções práticas, como as Hortas Pela Diversidade cujo foco é precisamente manter a tradição da liberdade das sementes.
Entre as consequências da chamada “Lei das Sementes” contam-se, nas palavras de Lanka, “o agravar da burocracia e o perigo imediato da ilegalidade para as associações de conservação de sementes”. Isto poderá resultar na impossibilidade de conservar as mesmas. Num país em que cerca de 80% da agricultura é tradicional, isto acarretaria grandes consequências para os produtores e para o consumidor final. No respeitante às instituições agrícolas, verificam-se opiniões divergentes, estando a CNJ (2) contra a aprovação do decreto lei e a CAP (3) favorável à mudança.
“Existe o receio de que esta lei seja apenas um ensaio para uma ainda mais rígida no respeitante ao patenteamento das sementes”
“A Europa era uma das poucas zonas nas quais a troca de sementes não estava sujeita a qualquer espécie de legislação”
O abaixo-assinado realizado contra o patenteamento das sementes contou com mais de 17.000 assinaturas, número suficiente para ser considerado no parlamento e manter acesa a luta.
(1) http://ec.europa.eu/dgs/health_consumer/pressroom/docs/proposal_aphp_en.pdf
(2) Confederação Nacional de Jovens Agricultores e do Desenvolvimento Rural
(3) Confederação dos Agricultores de Portugal
Contactos Movimento Sementes Livres
http://gaia.org.pt/sosementes
GAIA – Grupo de Acção e Intervenção Ambiental Centro Social da Aldeia das Amoreiras Rua de Garvão,
7530-513 Aldeia das Amoreiras Odemira, Portugal
E-mail: gaia@gaia.org.pt
Convenção das Nações Unidas sobre a Diversidade Biológica
http://www.cbd.int/convention
Esquemas de Certificação Varietal das Sementes da OCDE – http://www.oecd.org/tad/code/abouttheoecdseedschemes.htm
Organizações Portuguesas pelas sementes livres: Quercus – http://www.quercus.pt/documentos/campanhas/sementes-livres
CNA – http://www.cna.pt/dossiersementes.htm