Home | Portugal | Reportagem | Transição em Famalicão

Transição em Famalicão

Já há muito que se alerta para a exaustão da produção industrial em larga escala – ameaçada por factores de ordem natural, social e ambiental. Os piores cenários obrigarão a esmagadora maioria da população a ter que alterar radicalmente o seu modo de vida. Os produtos petrolíferos, e seus derivados altamente poluentes, estão omnipresentes no quotidiano das grandes cidades. A haver uma ruptura, ocorrerá de forma brusca.

grupo de transição em famalicão
Carla Braga, Gisela Santos, Maria Bernardo, Ricardo Ferreira, Henrique Zamith

Foi com esta consciência que em 2011 se fundou o grupo “Famalicão em Transição”, afirma Manuela Araújo, principal dinamizadora de um grupo de voluntários que já vinha actuando em prol do ambiente.
Um grande número de pessoas está realmente à procura de soluções fora do sistema porque este não lhes garante condições de sobrevivência. E é sobretudo a parte psicológica e emocional que mais precisa de ser trabalhada num contexto de crise e de mudança. “Isto pode ser uma oportunidade para que cada vez mais pessoas se questionem e questionem o sistema. Aqui as pessoas acreditam que não estão sozinhos” afirma o engenheiro agrónomo Ricardo Ferreira.
Sendo ainda um grupo pequeno mas coeso, que rondará as vinte pessoas, não são ainda uma associação nem estão registados na transition network(1). Mas acreditam que a boa liderança é condição necessária para fazer com que as pessoas dêem o melhor de si. “Os elementos de um grupo funcionam melhor se se aplicarem princípios do trabalho em equipa. O sucesso de uma organização deriva do colectivo, da organização horizontal e o ‘vestir a camisola’ deve promover uma cultura de employeeship(2), um conceito ao qual estamos atentos mas ainda não vinculados.

About the author

Humberto Almendra, 44 anos, Gémeos com ascendente em gémeos. A minha mãe avisou-me: “Reúne os quatro e decide o que queres ser.” Reuni, mas ainda hoje estou à espera de respostas. Produtor de conteúdos de texto e fotografia para o sector editorial. Jornalista freelance. Homem do norte

Check Also

Dez passos para a neutralidade climática

Sábado, dia 21 de setembro de 2024. Pensar na pegada individual pode ser uma parte …

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.