Sábado, 4 de Julho de 2020
Como fazer uma revista e reduzir cada vez mais as emissões de CO2? Esta pandemia, que nos fez a todos refletir sobre nós próprios, as nossas posses, o nosso trabalho e a nossa relação para com as pessoas que amamos, para com os amigos, os vizinhos, os clientes e os assinantes, também permitiu novas perspetivas e oportunidades.
Na ECO123, nos últimos seis meses, debatemos intensamente novas formas de apresentação dos nossos artigos, numa orgânica que protegesse o leitor de contágios e cada vez mais amiga do ambiente.
Durante os últimos meses tornou-se quase impossível conseguir realizar a impressão da revista ECO123, como acontece habitualmente, porque, por exemplo, a fábrica deixou de produzir o papel reciclado que a ECO123 usa nas suas páginas. E as dificuldades mantêm-se. A distribuição atempada está mais difícil. Quer seja por correio, ou por entrega direta, é mais difícil chegar aos quiosques, aos cafés, aos restaurantes e aos hotéis. Há que ser flexível. Em maio, perguntámos aos nossos leitores como é que a ECO123 se poderia adaptar, desenvolver e melhorar.
Quisemos saber se os nossos leitores preferem a edição impressa ou a edição online e que tipo de publicação online preferem. Quisemos saber que temas é que despertam mais o seu interesse e que preço é que estariam dispostos a pagar pela revista. Dirigimo-nos aos nossos cerca de 2000 leitores regulares e obtivemos 83 respostas válidas. Houve respostas de 45 assinantes que leem em português, 10 em inglês e 28 em alemão. Não é um número muito representativo, mas ajudou-nos a ficar com uma ideia. E, apesar de não ter havido uma edição impressa durante algum tempo, a revista manteve o contacto regular com os seus leitores na sua página ONLINE.
Foi dessa forma que oferecemos as nossas publicações durante os últimos meses. Durante o confinamento publicámos diariamente uma pequena história, sete dias por semana, em www.eco123.info. O feedback dos nossos leitores motivou-nos a passar a publicar novos conteúdos para a ECO123, uma vez por semana, aos sábados, online. Será esse o formato que iremos manter para as publicações online. Mesmo a tempo do seu pequeno-almoço, todos os sábados, às oito da manhã, iremos ter uma publicação para si.
A esta, juntam-se, por ano, duas edições completas online e duas edições impressas (The Best of ECO123): uma no início do verão, e outra antes do inverno, em novembro. Menos papel, menos emissões.
Se pretender comentar estas opções, escreva-nos para info@eco123.info. A sua opinião é muito importante para nós.
Com um abraço,