Quando a terra se agita, vivemos a experiência do quão sensível e frágil é o nosso habitat e de quão pouca atenção lhe dedicamos diariamente. Perdemos os nossos filhos, pais e vizinhos, os nossos bens e haveres, o nosso património cultural; todas as nossas infraestruturas, que levámos uma vida inteira a construir. Um sismo rouba-nos a confiança nas nossas próprias capacidades, e torna-nos inseguros, tristes e humildes perante o caos e a perda. Um sismo paralisa-nos e até compromete a nossa alimentação diária, porque também os campos que cultivamos são arrasados.
Por estes dias, mais de um milhão de pessoas no Nepal perderam as suas habitações. Várias réplicas do abalo sísmico dificultam as limpezas e a ajuda. Em Portugal, nós próprios vivemos em terrenos instáveis.
A ECO123 está em contacto directo, no Nepal, com Madan Thapa Magar (23) e seus familiares, que sobreviveram ao sismo. Madan visitou Portugal no Outono passado e relatou, em conjunto com o nosso autor Martin Kämpchen (da India), as várias facetas da vida rural no seu País. Num momento crítico como este, decidimos não baixar os braços e fundar um projecto de auxílio ao Nepal, participando de modo sustentável na reconstrução do país.
Como primeira medida imediata, a ECO123 irá enviar para o Nepal 100 kits solares, geradores de energia móvel. Talvez você também queira ajudar? Cada kit solar, que arranjamos em conjunto com o nosso parceiro FF Solar, de Aljezur, ao fabricante Fosera contem um painel solar, uma bateria, uma lâmpada e uma tomada múltipla, para se poder carregar telemóveis, rádios e computadores portáteis.
A ECO123 irá enviar estes kits solares de Monchique para o Nepal (via India) por UPS e através uma ponte aérea da organização humanitária RESIC (Nepalgunj). Estes serão entregues à fundação sem fins lucrativos Women’s Foundation Nepal, localizada em Katmandu, e que fará a gestão do donativo.
- 40 kits solares destinam-se aos seus acampamentos, jardins de infância, escolas e refúgios para as futuras mães, e as suas quintas biológicas;
- 20 kits solares serão entregues à SECARD (www.facebook.com/secardn), uma organização de agricultores das montanhas, que irá levar os kits, de jipe, para as aldeias juntamente com os medicamentos mais urgentes, alimentos, tendas e toldos;
- 10 kits solares destinam-se à Tashi Waldorf School (www.childrenofnepal.org/tashi-waldorf-school-nav), em Katmandu;
- 10 kits solares irão para a Wisdom School;
- 10 kits solares vão para o orfanato PAM Nestling Home;
- 10 kits solares destinam-se aos refeitórios sociais da organização humanitária nepalesa WATCH.
Um primeiro carregamento com 24 kits solares partiu na Segunda-feira, 17 de Maio, de Portugal para o Nepal via India. Os próximos deverão seguir-se em Junho e Julho. Se, enquanto leitor/a da ECO123, quiser participar no nosso projecto, pedimos-lhe que faça um donativo (dedutível) à organização sem fins lucrativos Associação de Colaboradores da ECO123.
Patrocine um kit solar para o Nepal por apenas € 50 e receberá em troco uma àrvore; uma nogueira ou um sobreiro para seu jardim.
Muito obrigado.
P.S.: Vamos mantê-lo informado de forma contínua e transparente sobre todas as nossas actividades. Lançaremos este blogue no qual se poderá manter actualizado.
Conta: Montepio Geral Faro
IBAN 50.0036.0032.99100394801.98
BIC: MPIOPTPL
Designação: ECO123 – APOIO NEPAL