Sábado, dia 30 de abril de 2022.
A “notícia que ficou esquecida” em 2022
Tema está no topo da lista dos que ficaram “fora” dos noticiários deste ano.
A extinção das borboletas
Um terço das espécies de borboletas já se encontra extinto no nosso planeta. A destruição dos habitats, a ausência de plantas para se alimentarem, o uso de pesticidas na agricultura e também as alterações climáticas são as principais razões. Porém, as borboletas – tal como as abelhas, têm um papel fundamental no ecossistema: contribuem para polinização das plantas, constituindo um dos elementos basilares da produção alimentar.
As borboletas, principalmente em estado larval, são alimento para muitos outros animais; a sua presença é um indicador biológico para a saúde do meio ambiente, sendo o seu desaparecimento um pré-aviso para a degradação de ecossistemas.
Para além de a extinção de algumas espécies de borboletas ser um facto a lamentar, esta tem consequências graves no equilíbrio ecológico. Apesar da redução da espécie ter sido noticiada repetidas vezes nos media, a extinção de borboletas tem sido largamente ignorada.
A pérola entre as notícias de 2022
Mobilidade limpa em 6.409 km de ciclovias – Um road book – já disponível.
Portugal de bicicleta?!
Deixe o carro na garagem e guarde a chave onde possa voltar a encontrá-la depois do verão. Cinco anos depois de ter sido lançado o primeiro guia em português, surge o Road Book 2022, em inglês – com muitas atualizações e novidades. Paulo Guerra dos Santos é consultor em Cicloturismo, um verdadeiro entusiasta desta área profissional, e também um perfecionista imbatível. Portanto, agora, quem quiser percorrer Portugal de bicicleta tem disponível um guia de 276 páginas (em suporte digital) e os respetivos mapas, de percursos curtos (30 km) e longos (50 km). Passou a ser fácil pedalar pelo país de Norte a Sul.
O guia fornece dicas e percursos para muitas centenas de quilómetros. Os 113 MB de dados incluem praticamente todas as informações de que necessita para percorrer Portugal de Lés-a-Lés de bicicleta: Boas opções para pernoitar, ótimas sugestões gastronómicas… e, claro, muitas informações sobre as ciclovias: tudo por 64 euros.
A página web www.ecovias.pt é um verdadeiro achado em termos de informações valiosas. Paulo Santos descreve as 20 ecovias, a explorar a sós ou em grupo, entre familiares ou amigos, que possibilitam a visita de pontos de interesse junto a lagos, ao mar, em serras, cidades e aldeias históricas. Muitos destes recantos de Portugal são ainda certamente desconhecidos até de muitos portugueses. É uma oportunidade especial para o turismo.
Basta comprar, ou alugar, uma bicicleta e iniciar esta viagem à descoberta de Portugal.
Não hesite mais. Este livro surge no momento certo. Este Verão, em vez de planear uma viagem de avião, que tal arranjar uma bicicleta, talvez até elétrica, e pensar numas férias em que, mesmo os percursos mais longos, são feitos a pedal? Descobrir Portugal sobre duas rodas só pode ser maravilhoso!
Com tempo, espírito de aventura e o Road Book 2022 vai ser fácil esquecer a pandemia e carregar energias.