Quarta-feira, Maio 24, 2017
pt-ptende
Inicio | Portugal | Perfil | Escola do Riso

Escola do Riso

Rede Convergir – Centro

A escola do riso, em Vila Nova de Poiares, divulga e promove a prática do yoga do riso. Esta contribui para a melhoria da saúde física e mental, no sentido de encontrar a harmonia espiritual de uma maneira divertida.

Joanne Helms - yoga do riso
Joanne Helms

Joanne Helms, de 45 anos de idade, é, há cerca de 12 anos, certificada em yoga do riso. Esta instrutora desempenha o seu papel artístico com o nome de ‘Ana Banana’, e dedica-se a ensinar o yoga do riso como sendo “uma missão global que se dedica à paz social’, afirma à ECO123.

Após ter trabalhado em várias companhias de circo em Portugal, juntou-se à Associação Nariz Vermelho – Palhaços para Crianças hospitalizadas. Porém, posteriormente interessou-se pelo yoga do riso e estreou esta prática em Portugal.

“É muito difícil criar um espetáculo de humor como palhaço, pois fazemos um espetáculo partindo da humilhação. Porém, quando experimentei esta prática, fiz um grupo de pessoas rir quase espontaneamente e percebi que era aquilo que queria fazer”, afirma Joanne Helms.

No início, os participantes só precisam de emitir o som do riso, e gradualmente o riso natural começa a aflorar. Todos circulam pela sala repetindo os diferentes tipos de gargalhadas que o líder exemplifica e o riso aprofunda-se cada vez mais, até ao ponto do grupo chegar em conjunto à catarse da gargalhada genuína.

Segundo Joanne Helms, “é uma prática muito fácil e qualquer pessoa pode fazê-la, e traz consequências benéficas, com um impacto infinito na pessoa”.

Os benefícios desta prática estão comprovados cientificamente e atingem várias áreas do ser humano. Tanto podem ocorrer ao nível emocional como físicos, melhorar as rotinas profissionais e escolares e até ao se verificam ao nível da saúde, assegurando ao praticante uma melhor postura perante as dificuldades que enfrenta no dia-a-dia.

Yoga do risoO objetivo do yoga do riso, segundo Joanne Helms “é pôr o corpo todo em festa para chegar à gargalhada genuína. Ou seja, fazer o corpo entrar em catarse, de modo a limpar todas as suas energias negativas”.

O yoga do riso está a começar a expandir-se. Cada vez mais realizam-se acções deste yoga de forma a ajudar as pessoas quer em ambientes problemáticos, como prisões, lares e hospitais, mas também em espaços mais comuns, como empresas, escolas, entre outros.

Segundo Joanne Helms, o yoga do riso é “a ecologia da alma. É uma forma de poupar o meio ambiente de emoções negativas”.

O yoga do riso é fundamental para Joanne Helms, que se dedica em “trazer de volta o riso – uma função natural humana, que se vai perdendo consoante o stress a que o ser humano está constantemente exposto”.

Para mais informações:
Website:www.escoladoriso.com
Email: rir@escoladoriso.com
Telefone: 239 423 338
Morada: Quinta do Sol, nº1- Framilo 3350-099 Vila Nova de Poiares

About the author

Daniela Guerreiro (21).Jornalista, desenvolve um estágio de 9 meses na ECO123, co-financiado pelo IEFP. Estudou jornalismo entre 2011 e 2014 na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre.

Check Also

Combinações de Sabores Algarvios

A ECO123 foi ao encontro de pequenos produtores que dão o mérito à gastronomia algarvia. …

Deixar uma resposta