Se tivesse que explicar a palavra ECO a uma criança dir-lhe ia que o termo vem da palavra ECOLÓGIA que significa basicamente “amigo do ambiente”.
Teria que lhe explicar também que, de uma forma ou de outra, todas as acções que nós, seres humanos, praticamos, têm consequências sobre o meio ambiente que nos rodeia, ou seja, sobre as plantas, os animais, o ar que respiramos, etc. Porque estamos todos ligados e partilhamos todos a mesma casa, que é o nosso planeta Terra.
Teria que falar obviamente da poluição e das suas consequências, e dizer-lhe que todos nós podemos fazer a diferença se tivermos mais cuidado com as nossas acções, que consistem em coisas muito simples como, por exemplo, fazer a separação do lixo nos ecopontos, preferir comprar produtos mais amigos do ambiente (aqueles que apresentam no rótulo a palavra ECO) ou ainda produtos reciclados e também procurar não desperdiçar água ou energia.
Já imaginaram um mundo sem flores, sem árvores, sem água, sem oxigénio para respirarmos? O que seria de nós? Se continuarmos a destruir e a gastar desenfreadamente os recursos naturais para satisfazer o nosso estilo de vida e o nosso conforto, em breve a nossa espécie humana estará à beira da extinção. Seria muito triste!
De uma forma resumida, tal como em nossas casas, todos nós somos responsáveis pelo nosso planeta e devemos cuidar bem dele. Devemos respeitar o meio ambiente e viver mais em harmonia com a natureza, de forma a vivermos mais felizes e deixarmos um planeta mais saudável e sustentável para as próximas gerações.