Home | Short Stories | Justiça, agora!

Justiça, agora!

Sábado, dia 24 de agosto de 2024.

Publicidade

A crise da habitação em Portugal está a agravar-se e muito tem de mudar politicamente para a resolver. Mas, até lá, temos de ajudar de outras formas. Nomeadamente apoiando o CASA, o centro de apoio aos sem-abrigo, que ajuda centenas de pessoas todos os dias…

É com estas palavras que começa a campanha de crowdfunding do humorista Diogo Faro, na plataforma https://ppl.pt/causas/faro, que se encontra aberta até segunda-feira, 2 de setembro, às 18h00, e que tem como objetivo angariar 3.500 euros para o centro português de ajuda aos sem-abrigo “CASA”, em Lisboa. Em vez de uma prenda de aniversário, seria preferível fazer um donativo a uma instituição de solidariedade social que ajuda os sem-abrigo. Porque Diogo Faro está a festejar o seu aniversário novamente por estes dias. E a campanha já angariou mais de 1.000 euros até ao dia de hoje. Com um pouco de sorte, e “espalhando a palavra”, a notícia vai chegar a todos os cantos do país e espalhar-se. Em vez de palavras bonitas, uma boa ação para uma instituição de solidariedade social, porque ter um teto, dormir numa cama e ter uma refeição é o mínimo que uma pessoa deve ter como base…

Diogo Faro diz aos seus fãs: “Eu não preciso de nada (para o meu aniversário), mas podemos usar a mesma estratégia comum para aqueles que precisam de algo. Por isso, falei com o CASA – Centro de Apoio aos Sem-Abrigo – e criei esta campanha de angariação de fundos, que acredito que vai ser muito útil para a instituição…”.

A crise imobiliária em Portugal é trágica. E, se houve alguns sinais, ainda que insuficientes, de que o anterior Governo estava a tentar resolvê-la, com o atual, as coisas só pioraram. Os vistos gold estão de volta, as poucas restrições que existiam ao imobiliário foram levantadas e qualquer tipo de controlo de rendas já nem sequer é uma ilusão.

Diogo Faro transforma o seu aniversário num evento político e está presente. “Vamos defender o direito de todos à habitação de várias formas”, afirma. Se tiver cinco ou talvez dez euros para gastar, poderá causar um grande impacto com uma pequena quantia…

Uwe Heitkamp (64)

jornalista de televisão formado, autor de livros e botânico por hobby, pai de dois filhos adultos, conhece Portugal há 30 anos, fundador da ECO123.
Traduções: Dina Adão, John Elliot, Patrícia Lara
Photos:Uwe Heitkamp

 

Check Also

Era uma vez uma árvore que chorava…

Sábado, dia 14 de dezembro de 2024. Na semana passada, uma leitora escreveu-me as seguintes …