Home | Short Stories | Qual é o valor de uma reserva natural…?

Qual é o valor de uma reserva natural…?

Sábado, dia 31 de agosto de 2024.

Publicidade

“Não queremos outra Miami aqui”, sublinha Vítor Lopes, residente na Caramujeira, perto de Lagoa. “Não temos já turismo suficiente?”. A ECO123 fala com Vítor Lopes (43) e seu pai, Luís Lopes (64), numa reunião em Lagoa. A ECO123 colocou três questões aos leitores. Em primeiro lugar, „Qual é a reserva natural?“; em segundo lugar, „De que concelho do Algarve estamos a falar?“ Em terceiro, „Que bancos estão envolvidos no financiamento?“

Vítor Lopes é o primeiro a enviar as respostas corretas e escreve a seguinte frase: “Para mim, é o verdadeiro  paraíso, perdido junto ao mar, num Algarve cheio de gente e cada vez mais comercializado.“ De onde é que vem a água?Estamos a viver uma situação de emergência hídrica e depois vai ser construído um mega projeto hoteleiro no meio da reserva natural e nós vamos ser expropriados, as estradas de acesso vão ser alargadas e as nossas parcelas vão ser reduzidas. É o transito?

As respostas corretas às questões da ECO123 são: Câmara Municipal de Lagoa, Reserva da Pedra do Valado e organização bancária recentemente criada com base no famoso caso do BES, onde Filipe Vieira e Isabel dos Santos praticaram o seu nepotismo criminoso e o buraco do balanço foi aberto. Agora, do outro lado de Albandeira, o banco Millenium também apoia o projeto de construção através do Fundo Predimed.

No total, 118 pessoas inscreveram-se na consulta pública sobre o projeto de construção. A Câmara Municipal de Lagoa poderia ter feito mais, se o sistema informático não se tivesse avariado. Ou se Lagoa não a tivesse marcado durante as férias judiciais. Para muitos, é claro, são as grandes férias de verão.

https://eco123.info/zw1-2/qual-e-o-valor-da-palavra-reserva-natural-um-hotel-construido-sobre-areia-quando-os-investimentos-nao-controlados-de-um-banco-podem-levar-a-falencia/

Quando Vítor Lopes conta a história da sua juventude no despertar democrático de Portugal desde 1974, é quase sempre sobre corrupção e clientelismo. Há pessoas que são mais iguais do que outras. “Nascemos e crescemos aqui. Por exemplo, se pedirmos para ampliar a nossa casa porque nasceu uma criança neste mundo e precisamos de mais um quarto, não vamos ter autorização porque é uma reserva natural.”

No entanto, quando o futebolista nacional LUÍS FIGO pede uma licença para o seu hotel Resort VILA ALBA na reserva natural, esta isenção é naturalmente concedida, apesar de a construção na Praia de Albandeira, situada diretamente na fálesia sobre o mar, a Leste de Carvoeiro, não ser permitida há muitos anos. Mas o empreendimento foi construído. Depois de acabado, LUÍS FIGO limitou-se a vender novamente o empreendimento. “De que valem as leis se há dois pesos e duas medidas?”, questiona Vítor Lopes. „E agora aparecem dois bancos com licenças de construção antigas, de 2008, a cheirar a uma grande fortuna… Queremos travar esta especulação imobiliária em Lagoa-Carvoeiro!”

A ECO123 pergunta-se o que terá a dizer sobre isto o atual presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Luís António Alves Encarnação (54), do Partido Socialista?  Enquanto me preparo para uma conversa com ele, pesquiso mais alguns factos sobre o currículo do político. Mas, depois, decido não o entrevistar, porque descubro que o presidente da Câmara de Lagoa tem um conflito de interesses com o projeto de construção: entre 2007 e 2013, ele próprio foi gerente do banco que pretende construir o hotel. O Presidente da Câmara, Luís António Alves Encarnação (54), não pode estar hoje em condições de representar uma opinião livre e independente como político e não deve ter a oportunidade de justificar publicamente as decisões sobre o projeto imobiliário na reserva natural de Albandeira. Não deveria ele, neste caso, suspender a sua atividade política?

Se o chefe de um município não pode tomar uma decisão justa e independente sobre se uma reserva natural pode continuar a ser uma reserva natural, porquê a farsa da consulta pública?

Uwe Heitkamp (64)

jornalista de televisão formado, autor de livros e botânico por hobby, pai de dois filhos adultos, conhece Portugal há 30 anos, fundador da ECO123.
Traduções: Dina Adão, John Elliot, Patrícia Lara
Photos:Uwe Heitkamp

Check Also

Um avanço através da tecnologia?

Sábado, dia 7 de setembro de 2024 684.000 é o número que, em última análise, …