Quarta-feira, Novembro 14, 2018
pt-ptende
Inicio | Dicas | Dicas

Dicas

Espaços Verdes e Vivos

A vida tem um sentido mais profundo. As alterações climáticas e a seca fazem-nos pensar com preocupação na falta de chuva. A água ganha, por isso, um novo valor que não teria se houvesse em excesso. A falta das moléculas de H2O mostra-nos o que seríamos sem uma flora e fauna intactas. Será que vamos passar a ser mais respeitadores da Natureza?

Paragem veloz

O que aconteceria se pudéssemos andar de comboio, metro e autocarro gratuitamente? Se andássemos menos de carro gastaríamos menos combustíveis fósseis, emitiríamos menos CO2 e teríamos mais dinheiro para umas boas prendas de aniversário. Em vez de perder tempo de vida à procura de estacionamento e nas filas de trânsito, propomos a aquisição ou aluguer de uma bicicleta. Resolvemos assim os nossos problemas e passamos a viver mais satisfeitos.

Adeus staples

O papel em Portugal tem uma taxa de reciclagem de apenas 15%. E é perante este valor que chega a notícia de que a STAPLES já deixou de ter papel de escritório feito de papel reciclado. A STAPLES retirou-o do mercado. Já só vende papel branco da marca Navigator, entre outras, proveniente das monoculturas de eucalipto. Ainda bem que ainda há aquelas pequenas papelarias de bairro. É ali que a ECO123 compra agora o seu papel A4 feito de papel reciclado.

O mel de qualidade vai encarecer muito

Estudos científicos comprovam o desaparecimento de mais de 75 por cento de insetos voadores nos últimos 30 anos. Ao seu desaparecimento seguir-se-á uma diminuição do número de pássaros e pequenos vertebrados. Se quisermos abdicar do uso dos venenos da agricultura industrial e mudar algo, podemos começar por estudar a permacultura e tornar-nos autossuficientes. E ainda perguntar, e voltar sempre a insistir em perguntar, no restaurante, na loja e no mercado, pela origem dos nossos alimentos e pela sua forma de cultivo.

Banca sustentável em Portugal?

Em Portugal, por vezes o tempo anda mais devagar do que no resto da Europa. Aguardamos há cinco anos a fundação de um banco alternativo que financie os projetos ambientais da economia sustentável. No entanto, o Banco Triodos, oriundo dos Países Baixos, está em expansão na Europa. É um banco sólido com sucursais em cinco países europeus. Brevemente também estará em Portugal? Vamos estar atentos e informaremos sobre o assunto.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.