Sábado, Dezembro 7, 2019
pt-ptende
Inicio | Dicas | LIXO ZERO

LIXO ZERO

Faça você mesmo

A sua floresta tem as melhores promoções. É incrível, mas é verdade. É possível produzir o seu próprio lava-roupa a partir de plantas e produtos comuns que encontramos na natureza e que esta nos oferece gratuitamente. Por vezes tenho a impressão de que toda essa gama de produtos de limpeza para a casa de banho e para lavar a loiça é feita para os citadinos porque na cidade já não há natureza e as pessoas já não têm noção de tudo aquilo que a natureza nos oferece gratuitamente. São coisas que não nos ensinam na escola, por exemplo, nas aulas de ciências… E porque não? Talvez porque as plantas não crescem no betão, e há pouco interesse pela composição de um produto para a máquina de lavar.

Depois, também me incomodava e não conseguia deixar de pensar no facto de, uma vez usado o conteúdo dos produtos (OMO, Persil, Ecover, etc.), a sua embalagem, de plástico, produzida a partir do petróleo, ia parar ao lixo, ou, como se diz hoje em dia, eufemisticamente, à “reciclagem”. Não pode ser esse o sentido da minha vida, comprar e deitar fora. Vamos acabar com isso já! Por isso, a partir de hoje vamos apresentar aqui algumas dicas sustentáveis que também ajudam a poupar na despesa do orçamento familiar. Enquanto cada vez mais embalagens plásticas são acumuladas, asfixiando a nossa Terra, comecei a procurar e a experimentar alternativas simples. Cá está o que descobri e apresento hoje:

Detergente para a roupa simples, e sem desperdício de embalagens

Ingredientes do produto para a máquina de lavar roupa:
meia ou um pequeno saquinho em pano
10 folhas de hera verde escuras (não se deve usar as folhas jovens. As folhas escuras da hera contêm substâncias ativas para a lavagem – saponinas)
se a roupa apresentar manchas ou se se tratar de roupa branca, junte 2 colheres de sopa de percarbonato de sódio (liberta oxigênio durante a lavagem, um agente oxidante que, pela oxidação,o retira manchas que saem com branqueadores de roupa) no caso da água conter muito calcário junte um pouco de vinagre em cada 4 a 5 lavagens, para evitar que este se deposite na máquina.

Preparação:
Rasgue ou corte as folhas de hera ao meio ou em quatro e coloque-as dentro da meia. Feche-a com um nó. Junte à roupa na máquina e ponha-a a trabalhar no programa que costuma usar.
No caso de pretender lavar roupa branca com manchas, junte também 2 colheres de sopa de percarbonato de sódio antes de ligar a máquina (não é adequado a peças de seda e lã. Neste caso lave com sabonete natural de azeite). Quando junta vinagre, faça-o pela gaveta do detergente. Simples, não é?

Produto para a casa de banho

Ingredientes:
1 garrafa vazia de produto para a casa de banho (WC-Pato)
2 colheres de sopa de amido (Maizena)
2 colheres de sopa de ácido cítrico
10 ml de sabonete líquido ou detergente para a loiça ecológicos
500 ml de água fria
100 ml de água fervida
5-10 gotas de óleo essencial (óleo de melaleuca, lavanda, laranja, limão ou menta)

Preparação:
Ferva 100 ml de água e deixe arrefecer até aos 40ºC;
Misture a Maizena em 500 ml de água fria, deixe levantar fervura, mexendo sempre para não criar borbotos. A massa deve ficar leitosa e espessa;
Incorpore o ácido cítrico nos 100 ml de água até que os cristais se tenham dissolvido (costumo usar um frasco com tampa para fazer esta mistura);
Junte 10 ml de sabonete líquido ou detergente biológico;
Depois, misture tudo e adicione o óleo essencial;
Passe tudo para dentro da garrafa de produto para o WC, com ajuda de um funil.
Pronto! E este produto não prejudica o trabalho da ETAR no tratamento dos efluentes, porque permite a decomposição bacteriana.

Na próxima edição:
Pasta de dentes e detergente para a loiça caseiros.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.