Home | Notícias | Um passo de cada vez

Um passo de cada vez

Há 17 anos que David Littlewood percorre os caminhos do interior algarvio.

Por vezes a sós, e outras vezes com os “Algarve Wednesday Walkers” (AWW). A ECO123 conversou com ele em São Brás de Alportel, sob um céu cinzento, e perguntou-lhe se a sua motivação para a caminhada reside num processo meditativo. A sua resposta fundamentou-se na constituição do ser humano, “Não, trata-se somente de dar um passo de cada vez, e se estivermos em grupo, há muita conversa”.

David Littlewood
David Littlewood

David explica-nos que quando começou com as caminhadas no Algarve só havia basicamente um livro sobre percursos pedestres, e mesmo esse estava desatualizado. Mais recentemente, algumas câmaras municipais produziram folhetos e implementaram a sinalização internacionalmente reconhecida para ajudar os caminhantes a encontrar o caminho certo. Mas isso por vezes não chega para um caminhante sério e responsável. Portanto, para ajudar as pessoas a se orientarem em alguns dos trilhos do centro e Oeste algarvio, David na página internet chamada ‘On foot in the Algarve’ criou uma ferramenta para os caminhantes, que inclui mapas do Google, rotas estudadas com indicação de pontos GPS, distâncias e direções.

Com o trabalho de dois anos no desenvolvimento desta página web, David Littlewood pretende dar o seu tributo aos caminhantes, que durante longos anos lhe deixaram muita documentação sobre as caminhadas. David diz-nos que “os AWW foram responsáveis pela criação da versão original do percurso de longa distância “Via Algarviana””. O grupo persiste, caminhando e aceitando novos membros por convite. Dirigidos por um orientador experiente, encontram-se num local previamente acordado e iniciam as caminhadas pontualmente às 9:30 h, parando 20-25 minutos para almoçar.

David tem 40 caminhadas documentadas, algumas feitas pelo grupo e outras criadas e testadas por ele próprio. As caminhadas não são um passeio, podem ser consideradas de “dificuldade média”. As distâncias são entre 13 -24 quilómetros. A maior parte das caminhadas são no centro ou no Oeste algarvio. A caminhada mais a Este fica perto de São Brás de Alportel.

Todos os pontos de partida, assim como os próprios percursos, são descritos ao pormenor. Veja aqui um exemplo do detalhe das descrições que encontra no site:

Barragem do Arade Circular; 17,2km; Desnível: 604 metros

Chegada ao ponto de partida.

Vindo de Oeste, vá até Silves (pela A22 saída Silves/Lagoa, ou siga a N125 até Lagoa) para apanhar a N124, passando o rio até à cidade. Vire à direita pela estrada principal e volte a sair da cidade. Depois de 4,25 km irá passar um viaduto longo. Depois de mais 1,6 km vire à esquerda, em direção à Barragem do Arade. Siga e não vire na próxima à direita, e após 2 km irá ver o pequeno Café Zé à sua esquerda. Estacione aqui.

David Littlewood conta-nos “que tentou juntar o detalhe necessário para dar uma dose extra de confiança ao caminhante”. E já está a planear uma segunda série de caminhadas para acrescentar ao site.

Neste momento, o site está disponível em Inglês, mas David aceita com agrado toda a ajuda na tradução para o Português e o Alemão.

Sue Hall

I am a writer, researcher and journalist, who dabbles in books, literary festivals, environment, sustainability, community development, history, food and travel.

 

 

Check Also

Depois das eleições é sempre antes das eleições

Sábado, dia 16 de março de 2024. O soberano pronunciou-se. É assim numa Democracia. O …

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.