Home | Notícias | A paciência é a melhor amiga do jardineiro…

A paciência é a melhor amiga do jardineiro…

Sábado, dia 12 de abril, é uma data que deve constar na agenda de todos os proprietários de jardins ou jardineiros amadores do Algarve. Neste dia, o Museu do Traje do Algarve, em São Brás de Alportel (Sotavento), acolhe uma feira de plantas dedicada a um dos temas mais importantes da região: que plantas autóctones de sequeiro devo plantar no meu jardim? Há muitos anos que o Algarve se debate com a escassez de água, e tem vindo a ser invadido por plantas e espécies arbóreas invasoras. Atender a esta situação de emergência significa criar um jardim natural e nativo que deixe de desperdiçar água na rega e utilize apenas plantas e árvores nativas.

Teresa Chuva (não é mesmo esse o seu verdadeiro nome) é uma jardineira empenhada que se dedicou às plantas xerófitas em botânica. Trabalha como jardineira e cria, não só jardins secos, como também os cuida, posteriormente. Irá organizar uma exposição em São Brás de Alportel com alguns dos viveiros mais importantes do país, e com o apoio da Câmara Municipal do concelho. Teresa estudou na Escola Superior Agrária de Coimbra e vive no Sotavento algarvio. Em entrevista à ECO123, fala da sua intenção de libertar os jardins do Algarve de conceitos errados. “Guiamo-nos pelas condições climatéricas que se nos apresentam”, diz.

Também é necessário saber que tipo de solo requerem as várias espécies de plantas, ou seja, as condições climáticas e geográficas determinam as plantas e árvores que cultivamos no nosso jardim. E isto inclui a água, ou melhor, a falta de água. Porque o Algarve tem de ser muito cuidadoso com a água. É por isso que privilegia os jardins secos…

Em Portugal, a Escola Superior Agrária de Coimbra é a única organização que alerta para, e divulga, informação sobre as espécies de plantas e árvores invasoras. Neste sentido, o autor deseja o maior sucesso à feira. O objetivo da exposição consiste igualmente em familiarizar os visitantes com as suculentas e muitas outras plantas xerófitas e culturas arbóreas autóctones dos viveiros presentes, oferecendo, caso necessário, a possibilidade de as adquirirem.

No mesmo fim de semana de 12 e 13 de abril, realizar-se-á o workshop ECO123 sobre “Permacultura”, no Esgravatadouro, perto das Caldas de Monchique (Barlavento). Terá início às 10 horas. A formadora será Lesley Martin. Para se inscrever, dirija o seu pedido para editor@eco123.info ou theobald.tiger8550@gmail.com. Existem ainda quatro lugares disponíveis.

Escola Superior Agrária de Coimbra

Contacto:Hélia Marchante – hmarchante@gmail.com; 934244614

https://invasoras.pt

Uwe Heitkamp (65)

jornalista de televisão formado, autor de livros e botânico por hobby, pai de dois filhos adultos, conhece Portugal há 30 anos, fundador da ECO123.
Traduções: Dina Adão, John Elliot, Patrícia Lara

Check Also

A criatividade na natureza

A paz na natureza, a paz com a natureza e a reconciliação da cultura com …