PT ECO é o prefixo duma família de palavras, incluindo ecologia, ecossistema, ecológico, ecologista e outros. Eco vem do grego oikos (casa). Oikos deu origem à palavra Ökologie, introduzida na língua alemã no século XIX, tendo passado para a língua inglesa como Ecology, e propagada na maior parte das línguas Europeias com uma fonética semelhante à palavra alemã ou inglesa.
Oikos, “casa”, é uma excelente metáfora para o ambiente: Ecologia (“Eco” + “logia”) é “o estudo das interações entre os organismos vivos e o ambiente em que vivem” ou “o conjunto das interações dum organismo particular com o seu ambiente”. A ecologia é uma ciência interdisciplinar, que necessita de conhecimentos de Biologia, Ciências da Terra e Geografia.
A ecologia estuda, entre outros, processos vivos, interações e adaptação; as trocas de matéria e energia no ecossistema; a abundância e distribuição de organismos e a biodiversidade.
O Planeta Terra é um conjunto complexo de sistemas físicos, biológicos e geológicos, com a sua evolução dependendo das interações entre esses sistemas. Metaforicamente, estamos a falar dum complexo Oikos. Nos últimos 30 anos as condições físicas do nosso planeta têm mudado, naquilo a que se chama alterações climáticas. O consenso atual é claro: As causas para essas mudanças são provocadas maioritariamente pelo aumento de gases, como o dióxido de carbono e o dióxido de enxofre, resultando num aquecimento global, mudanças em regimes de precipitação e degelo oceânico. As mudanças no clima acontecem a uma velocidade crescente. Se a humanidade não for capaz de diminuir a quantidade de gases de efeitos de estufa emitidos e de substituir combustíveis fósseis por energias renováveis, estaremos a entregar aos nossos filhos um Oikos pior do que aquele que recebemos dos nossos pais.
*Chefe do Departamento de Meteorologia e Geofísica, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.