Home | Portugal | Entrevistas | Almeida Reis
Com Almeida Reis

Almeida Reis

Comandante Almeida Reis – Chefe de pilotos e co-responsável pela actividade aérea da INAER (1)

ECO123: O que é necessário para não haver incêndios em Portugal?
Relativamente ao combate dos fogos temos todo o interesse em que se reduzam ao máximo possível os incêndios, não existe interesse da indústria no incêndio em si. É uma situação de perigo, acresce o perigo e acrescem outros factores que não são favoráveis.

Em termos pessoais, creio que a questão de não haver fogos esteja sempre ligada a causas de prevenção ou comportamentais, não a causas materiais. Quanto mais recursos materiais forem disponibilizados, ainda que os fogos não sejam totalmente evitados, melhor a taxa de sucesso no vector aéreo, prevenindo ou evitando os grandes fogos. Do ponto de vista da população em geral há um problema cultural, pois as várias gerações ainda não se habituaram a respeitar um conjunto de princípios e a reconhecer um conjunto de perigos, contribuindo desta forma para o agravar do número de incêndios. É um problema conjuntural que tem a ver com a nossa maneira crónica de falta de planeamento.

No vector aéreo os recursos estão a ser bem utilizados e ainda que haja erros pontuais, há uma boa cultura e uma boa resposta de meios, com grande sucesso mesmo em situações de pico. Há, no entanto que melhorar largamente o ataque imediato.”

 

Check Also

BRIDGE: Laboratório de inovação?
Lidar com o passado dos incêndios florestais

Sábado, dia 13 de abril de 2024. Prólogo: Na verdade, havíamos sido vacinados contra a …

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.