Home | Short Stories | Nº 77 – Diversidade é o objetivo

Nº 77 – Diversidade é o objetivo

Sábado, 6 de Março de 2021

A partir das 18 horas da próxima terça-feira, dia 9 de março, terá lugar um debate ONLINE, imperdível, para os interessados pela floresta do sul de Portugal. A iniciativa parte da “Aliança pela Floresta Autóctone”, criada pelos fundadores da primeira associação ambientalista em Portugal, a CAMPO ABERTO, do Porto. Este debate apresentará programas que possibilitam libertar terrenos florestais das monoculturas de eucalipto – essa espécie invasora que agrava o perigo de incêndio e as alterações climáticas -, para os reflorestar com espécies autóctones e em diversidade. Iremos poder contar com o contributo de cinco moderadores, de Aljezur e de Monchique, que apresentarão igualmente as suas iniciativas. Esta é a terceira sessão deste ciclo. Nas anteriores sessões estiveram em cima da mesa projetos do Norte e do Centro de Portugal, também abordados nas páginas da ECO123 – última edição.

O primeiro projeto apresentado na próxima terça-feira, nascido em Aljezur, tem como objetivo sensibilizar a população para a proteção das florestas autóctones e procurar formas de compatibilizar as práticas agrícolas usadas na região com os recursos naturais existentes, e potenciais, promovendo uma maior resiliência da região ao fenómeno das alterações climáticas. Será uma apresentação de 30 minutos.

O segundo projeto é proveniente de Monchique e será apresentado por quatro moderadores, permitindo assim várias perspetivas. A Associação Monchique Alerta – Serra Livre de Incêndios foi fundada depois do incêndio de 2018. Esta associação apoia, entre outras causas, a construção de cisternas, para que os seus sócios tenham no futuro meios e eficiência no combate a incêndios. Este recurso permitirá ainda regar as árvores plantadas nos seus terrenos durante o período de reflorestação. Esta associação é interveniente num processo, defendido pelo advogado Rui Amores (Portimão), no qual a Monchique Alerta responsabiliza a EDP-Distribuição SA pelo incêndio florestal de 2018 e reclama uma indemnização, entre outras compensações.

O último contributo desta sessão será igualmente um projeto dedicado à transformação das monoculturas (que tantos perigos acarretam) em florestas com espécies autóctones. Um projeto, em que o promotor pretende criar uma floresta nativa ecologicamente e economicamente sustentável. Este momento de debate servirá ainda para levantar questões como: o que fazer para travar as alterações climáticas e garantir a diversidade das espécies?

Depois desta apresentação, com duração aproximada de uma hora, está previsto um debate para a partilha de ideias, questões, e descoberta de soluções conjuntas. O debate e a coordenação estarão a cargo da Aliança pela Floresta Autóctone. Esta iniciativa, fundada por Jorge Moreira, José Carlos Costa Marques e Marta Mota, conta, entretanto, com mais de 1.300 apoiantes.

Consulte mais informações na página web: https://florestautoctone.webnode.pt ou através do email: florestautoctone@gmail.com.

 

Terça-feira, dia 9 de março, pelas 18H00 (UTC+0)

Sessão Virtual III, Tema: Aliança pela Floresta Autóctone

Zoom-Meeting https://us02web.zoom.us/j/82877876469?pwd=b3dncGNzaGc3L05JRjd0ejZWRkg5Zz09

Senha de acesso: 865861 · ID da reunião: 828 7787 6469

https://florestautoctone.webnode.pt/apelo/

 

18h00 – Abertura da sessão, pelos coordenadores da “Aliança pela Floresta Autóctone”

18h15 – Nuno Carvalho – Grupo “Floresta Autóctone de Aljezur”

18h45 – Ana Nunes e Carlos Abafa – Associação Monchique Alerta

18h55 – Rui Amores – Advogado, Associação Monchique Alerta

19h05 – Uwe Heitkamp – Jornalista, Jardim Botânico Florestal de Monchique

19h15 – Debate

20h00 – Encerramento

 

Uwe Heitkamp (60)

jornalista de televisão formado, autor de livros e botânico por hobby, pai de dois filhos adultos, conhece Portugal há 30 anos, fundador da ECO123.
Traduções: Dina Adão, Tim Coombs, João Medronho
Fotos: Stefanie Kreutzer

Check Also

Nº 117 – Um autista de nome homo sapiens

Sábado, dia 4 de dezembro de 2021. Atenção! Esta história é aconselhada apenas a animais …

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.